CASCAVEL

Saúde desenvolve várias ações dentro da campanha Outubro Rosa

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cascavel vai realizar, durante este mês de outubro, diversas atividades voltadas à orientação, informação e prevenção ao câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa teve início esta semana em todas as unidades de saúde do Município . Dentro da rotina normal de atendimento de cada uma, serão disponibilizadas vagas a mais para a realização do exame preventivo. Além disso todas as quintas feiras do mês de outubro, das 18 às 21 horas, também será feita a coleta de preventivo e solicitação de mamografia para aquelas mulheres que precisarem.

Comboio da Saúde

Além disso, a Sesau vai desenvolver algumas ações com o Comboio da Saúde em empresas de Cascavel, como a Lar e a Coopavel. A unidade móvel vai até essas empresas para fazer a coleta de preventivo e solicitação de mamografia , quando necessário, para as mulheres que trabalham nesses locais e que tenham dificuldade de procurar uma unidade de saúde para a realização destes exames.

Quem deve realizar o exame preventivo?

Todas as mulheres que tenham ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas entre 25 e 59 anos que é a idade de risco para desenvolvimento do câncer de colo de útero. Além de detectar esta doença o exame detecta ainda inflamações, infecções e doenças sexualmente transmissíveis. “É muito importante lembrar que o câncer de colo de útero inicialmente ele é assintomático, então a única forma de descobrir precocemente é iniciar o tratamento o mais rápido possível é através da coleta de preventivo”, disse Ivanilde Vaniski, coordenadora do programa Saúde da Mulher.

Mamografia

O Ministério da Saúde preconiza que seja feito exame de mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade. Fora dessa faixa etária, para mulheres mais jovens, serão avaliados sinais e sintomas, histórico familiar de câncer de mama e se necessário é solicitado o exame também.

“Durante o mês de outubro nós vamos enfatizar e aumentar o acesso dessas mulheres às unidades de saúde para que realizem a coleta do exame preventivo, porém durante todo ano a unidade de saúde tem agenda para realização desse exame, então se por acaso a mulher não conseguiu coletar nesse mês de outubro, ela poderá agendar em outro momento”, explicou Ivanilde.

(SECOM)

Deixe um comentário