Saúde do trabalhador rural

Débora Fernanda Basso Rupp é diretora administrativa da Acesso Saúde Cascavel/Toledo

Desde a implantação da Clínica Acesso Saúde em Cascavel, há sete anos atrás… um dos pontos de atenção foi justamente com a Saúde do Trabalhador Rural.

Apesar dos vários fatores de risco para saúde como: exposição a temperaturas extremas, esforço repetitivo, o carregamento de cargas, a exposição aos agroquímicos e tantas outras, muito agricultores não tinham acessibilidade aos cuidados de saúde.

Por exemplo: falando em temperaturas extremas, as mudanças climáticas podem influenciar na saúde mental do agricultor – levando aquele momento de ansiedade, causando insônia, irritabilidade, tensão, dores de estômago na espera ou não de chuva. A exposição ao sol, remetem a um cuidado extra na prevenção das doenças de pele, já a exposição à chuva e ao frio pode acarretar no desenvolvimento das doenças respiratórias.

O uso de maquinários durante períodos prolongados ou principalmente a falta deles, em que necessita uma demanda maior do esforço físico – em ambos os casos é observado a prevalência de dores nos membros, articulações e uma queixa frequente… necessitando saúde nas articulações e membros.

Também observamos tantos nos jovens agricultores como nos familiares, a ideia de que não precisam realizar exercícios físicos por considerarem que já executam diversas atividades no dia a dia com o trabalho rural.  No entanto, sabemos que é o exercício físico – ou seja aquela prática planejada e periódica que melhora a flexibilidade, força, coordenação, resistência muscular e cardiorrespiratória.

E não podemos deixar de falar sobre os cuidados com a alimentação, que promoverá disposição, manutenção da imunidade, prevenção do diabetes, obesidade, pressão alta e tantas outras que poderíamos citar. A prevenção sempre custa menos que o tratamento.

“Ah, mas é muita coisa para cuidarmos…”. É verdade! Mas nós do Acesso estamos aqui disponíveis para cuidar da sua saúde com muito zelo, qualidade, sem se preocupar com taxas fixas e o melhor – tudo num só lugar! É possível programar para que em num dia antes de iniciar o período do plantio, você consiga fazer um check up completo com consultas, exames e ainda procedimentos odontológicos, sem precisar ficar se deslocando para vários lugares. No acesso saúde você produtor rural, economiza tempo e dinheiro – e ainda por estar com a saúde em dia… aumenta sua produtividade e pode usufruir dos frutos do seu trabalho! Em Cascavel ou em Toledo sua melhor opção para cuidar de sua saúde!

 

Deixe um comentário