PARANÁ

Saúde investiu mais de R$ 10 milhões para garantir atendimentos no Verão Paraná

Desde o início da operação, em 18 de dezembro de 2021, foram realizados 7.214 atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em Paranaguá foram 2.703; em Matinhos, 1.470; e em Pontal do Paraná, 1.083.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Um balanço da Secretaria de Estado da Saúde dos 50 primeiros dias da operação Verão Paraná – Viva a Vida no Litoral aponta que as unidades hospitalares dos municípios da região receberam insumos, equipes assistenciais e ambulâncias para reforçar o atendimento à população e aos veranistas, com investimento de R$ 10.227.220,30.

A prestação de contas foi realizada nesta terça-feira (8) por diversas secretarias do Governo do Estado que trabalham nas ações desenvolvidas no programa. No encontro, realizado em Caiobá, com representantes dos serviços estaduais da segurança pública, saúde, esporte, turismo e meio ambiente, foram mostrados resultados dos trabalhos realizados desde o início da força-tarefa, em dezembro.

“Houve um trabalho de sinergia entre a Secretaria da Saúde e as demais secretarias. Esse trabalho conjunto conferiu êxito a essa operação. Nós, da Saúde, aportamos quase o dobro de recursos das operações de anos anteriores, incluindo os repasses diretos e aportados ao Cislipa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná). Isso permitiu com que os paranaenses e turistas de fora do Estado se sentissem mais seguros nos atendimentos”, afirmou o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves.

Os valores repassados aos sete municípios da abrangência da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) foram destinados para internamentos hospitalares, atendimentos ambulatoriais e insumos. O aumento dos casos de Covid-19, o surto de gripe H3N2 e as chuvas intensas na região contribuíram para uma demanda maior no aporte financeiro aos municípios.

Desde o início da operação, em 18 de dezembro de 2021, foram realizados 7.214 atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em Paranaguá foram 2.703; em Matinhos, 1.470; e em Pontal do Paraná, 1.083.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, coordenador do Verão Paraná, intermediando e coordenando as ações do governo com todas as secretarias e instituições vinculadas, falou sobre a importância da integração com a Secretaria da Saúde.

“A Sesa trouxe mais estrutura, mais remédios, colocou ambulâncias e as pessoas se sentiram acolhidas pelo Governo do Estado. Agradeço imensamente, principalmente quando precisávamos fechar o aporte financeiro para o Verão Paraná e, graças a essa integração, conseguimos garantir os recursos necessários para fortalecer o Litoral durante a temporada”, disse.

Para o reforço do Verão, duas Unidades de Suporte Avançado de Vida, um helicóptero, um avião e um transporte sanitário 24 horas com ambulância e motorista foram mobilizados para atuarem no Litoral.

(AEN)

Deixe um comentário