Saúde prepara ações da campanha Outubro Rosa

Unidades de saúde estarão ofertando uma série de serviços às mulheres no horário normal de atendimento e nas quintas-feiras do mês de outubro, das 18h às 21h, serão realizados exames preventivos e pedidos de mamografias de rastreamento

Foto: Divulgação

A campanha Outubro Rosa, criada com objetivo de conscientizar e alertar as mulheres e a própria sociedade sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, mais recentemente inclui também o câncer de colo de útero como foco das ações preventivas.

O mês é celebrado anualmente e, durante a campanha, são compartilhadas informações que promovem a conscientização sobre a doença; proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.

Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (Sesau) irá reforçar seus serviços ao público feminino, realizando atendimentos às mulheres em suas unidades de saúde durante o horário normal de funcionamento e, todas as quintas-feiras do mês de outubro, das 18h às 21h, serão realizados exames de preventivos em mulheres, com pré-agendamento, e pedidos de mamografia de rastreamento.

Além disso, a Sesau irá fazer coleta de exame citopatológico em algumas indústrias e empresas, com o objetivo de ofertar o exame para mulheres que possuem dificuldade em se ausentar do trabalho. A atividade será desenvolvida pela Unidade de Atendimento Móvel.

Segundo estatísticas da Secretaria de Saúde, a maior procura pelo exame é de mulheres a partir de 25 anos.

Comparativo de exames realizados entre janeiro a agosto:

– 2019: 13.131 exames citopatológicos (21.591 Total anual)

– 2020: 5.072 exames citopatológicos (10.329 Total anual)

– 2021: 7.188 exames citopatológicos (ano ainda não concluído)

Com a pandemia houve uma redução de aproximadamente 45% em comparação ao mesmo período (Janeiro a Agosto) de 2019.

A Sesau destaca que durante todo o ano esses mesmos exames são disponibilizados às mulheres nas unidades de saúde.

(Fonte: SECOM)

Relacionadas

Leave a Comment