DESTAQUEPARANÁ

Secretaria da Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe

Segundo o Ministério da Saúde, Paraná aplicou até esta quinta-feira (2) 3.725.588 vacinas contra a gripe, entre a população geral e grupos prioritários, atingindo cerca de 65,1% da cobertura vacinal. A meta vacinal é de 90%.

O Paraná aplicou até esta quinta-feira (2) 3.725.588 vacinas contra a gripe, entre a população geral e grupos prioritários, atingindo cerca de 65,1% da cobertura vacinal. Os dados são do Ministério da Saúde. Estima-se que 4.480.000 paranaenses devam ser imunizados, uma meta traçada pelo Governo Federal. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da imunização contra a influenza, considerando que a meta vacinal é de 90%.

O Ministério da Saúde já enviou ao Estado 5.165.200 vacinas contra a doença, restando portanto cerca de 1,4 milhão de doses para serem aplicadas. Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi realizada em três etapas, com divisão de grupos prioritários. Começou no dia 12 de abril e a previsão de término era 9 de julho, no entanto, devido a baixa adesão da campanha, o Paraná segue vacinando até esgotarem as doses.

“Sabemos que a população está totalmente atenta ao calendário de vacinação para a Covid-19, mas não podemos esquecer que outras doenças também circulam e são perigosas”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “O Estado sempre foi exemplo em cobertura vacinal, e queremos seguir em frente com essa meta. Precisamos que as pessoas se conscientizem dessa necessidade”.

A vacina é aplicada em dose única e pode ser administrada em um período de 14 dias antes, ou depois da imunização contra a Covid-19, ou demais doenças. Todas as pessoas acima de seis meses de idade, independente de condições pré-existentes como comorbidades, deficiências ou categorias profissionais, podem se vacinar. A Sesa orienta que a população procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e se informe sobre dias e horários para a vacinação.

“As equipes municipais devem realizar ações direcionadas para abranger o maior número de pessoas na campanha, fazendo uma busca ativa para alcançar o maior número de pessoas.”, acrescentou o secretário.

Foto: Ilustração

(AEN)

Deixe um comentário