CASCAVEL

Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza canal direto aos condomínios para recolhimento de materiais recicláveis

Os condomínios, através dos síndicos, podem receber orientações e distribuição de bolsas de ráfia aos moradores

A Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem aprimorando cada vez mais o trabalho de recolhimento dos materiais recicláveis em todo o município. Além do mapeamento dos bairros que contempla o dia e horário da presença dos caminhões do “Programa Reciclar é Preciso”, os condomínios também têm a oportunidade de programar diretamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o agendamento semanal para a coleta do material reciclável.
Para isso, o representante do condomínio pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone 3223-6635 para receber as orientações sobre a logística de recolhimento de materiais. “Percebemos que os condomínios têm certa dificuldade de encaminhar esses materiais para a coleta seletiva formal; por isso, criamos esse projeto para oferecer um atendimento individualizado”, explica a Engenheira Ambiental, Keila Kochem.
“Os interessados pode ligar para a Secretaria do Meio Ambiente, onde será feito um cadastro do condomínio, na sequência, entraremos em contato com o síndico para orientá-lo sobre a disponibilidade das bolsas de ráfias aos moradores, além do agendamento da coleta”, acrescentou.
O objetivo é fomentar e valorizar o trabalho dos cooperados que estão nos chamados Ecopontos, estruturas de seleção e processamento dos materiais. Atualmente, o município conta quatro unidades: Cascavel Velho, Brasília, Santa Cruz e Melissa. Pelo menos 120 trabalhadores dependem da separação do lixo reciclável para garantir a renda familiar.
A partir de Julho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente colocará em funcionamento mais um Ecoponto, no bairro Quebec, organizado em cooperativa e contemplando mais 25 trabalhadores.
(Secom Cascavel)

Deixe um comentário