CASCAVEL

Semana Mundial do Meio Ambiente: Município se prepara para 19º Conferência e ações de conscientização sobre a importância da reciclagem

No dia 2 de Junho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza evento virtual para discutir propostas que serão apresentadas em conferências Estadual e Federal. Além disso, pasta ofertará sacos de ráfias, folders informativos e mudas frutíferas em frente a Prefeitura

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Ao longo de 49 anos, o planeta passou por várias transformações pelas mãos da população, sendo algumas de forma a prejudicar o desenvolvimento de florestas, rios, animais; e outras ações que lutam diariamente pela preservação de todos esses recursos naturais.

Na próxima quarta-feira, 2 de Junho, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente colocam à mesa mais uma edição da Conferência Municipal. Neste ano, o tema principal do evento será: “Gestão Sócio Ambiental de Resíduos Sólidos Urbanos”. Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento será realizado e transmitido pela Canal da Prefeitura de Cascavel no YouTube.

O evento será dividido em duas etapas: Das 14h às 17 horas, Grupos de Trabalho explanam sobre o processo de recolhimento de resíduos sólidos e orgânicos, além da gestão desses materiais.

As inscrições para conferência podem ser realizadas pelo site da Prefeitura no banner do evento. Confira a programação:

Grupo 1 – Coleta Seletiva (100 vagas)

Palestrante: Keila Kochem, Engenheira Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel.

Grupo 2 – Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (100 vagas)

Palestrante: Comam – Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cascavel

Grupo 3 – Operação de Aterro Sanitário para RSU e Geração de Energia Elétrica através de Biogás

Palestrante: Elmo Rowe Júnior, Engenheiro Químico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel.

Grupo 4 – Limpeza Pública

Palestrante: Ailton Martins de Lima, Diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel.

Grupo 5 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo Escolar e A Política Nacional de Educação Ambiental e suas Implicações na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (100 vagas)

Palestrante: Arlinda Cézar, Especialista em Planejamento Ambiental e Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais de Porto Alegre – RS.

Plenária Final – Das 19h às 21h30  – Elaboração do documento com as propostas discutidas durante a Conferência Municipal.

Secretaria ofertará sacos de ráfia e mudas frutíferas em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente

Na próxima quarta-feira (02), das 8h às 17 horas, a equipe da Divisão de Educação Ambiental e também da Divisão de Arborização, estará com uma tenda em frente a Prefeitura, para que os cidadãos conheçam o trabalho de recolhimento e separação de lixo doméstico, as atividades dos Ecopontos. Além disso, a equipe disponibilizará sacos de ráfia e mudas frutíferas.

”Foco na Caneca”  

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Programa Reciclar é Preciso, auxiliará o Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura na visita às secretarias na Campanha “Blitz do Copo” e o Concurso de Canecas, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de Junho.

Para participar do concurso o servidor deverá inscrever-se através do formulário disponível no Portal do Servidor, enviando uma foto da caneca utilizada no ambiente de trabalho. O período de inscrição iniciou no dia 21 de maio e vai até a próxima sexta-feira (28).

As fotos serão identificadas e postadas no feed do Instaram do Departamento de Gestão de Pessoas, onde vencerá a foto mais curtida.

O servidor, dono da caneca vencedora, será premiado com dois ingressos para Visita Panorâmica à Itaipu Binacional e para o passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu, além de um kit ecológico da Mercearia Ikigai.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário