Seminário dos Conselhos Escolares expõe avanços da gestão e os novos desafios

Edição de 2022 enalteceu a participação da família para o fortalecimento da gestão democrática

Secom

“Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos inúmeros desafios para avançar enquanto gestão democrática”. As palavras da secretária de Educação, Marcia Baldini, enfatizam a importância XI Seminário dos Conselhos Escolares e V Seminário de Gestão Escolar como ferramenta de troca de experiências e obtenção de conhecimento em relação à gestão democrática nas unidades escolares.

A secretária fez questão de frisar a importância do evento para o município de Cascavel, em função do principal objetivo dos Seminários. “É um evento que busca fortalecer o diálogo quanto à gestão democrática, a função social da escola e a participação das famílias por meio do conselho escolar. Esse órgão tão importante, que delibera as questões pedagógicas, administrativas e financeiras”.

E o XI Seminário dos Conselhos Escolares e V Seminário de Gestão Escolar cumpriu com a missão proposta. Além da abertura na noite de ontem (19), que trouxe a premiação do Concurso de Desenho e Poema dos Conselhos Escolares, momento em que as unidades trabalham junto aos alunos sobre a participação de todos na gestão democrática e os incentiva a colocar no papel o que aprenderam, a sexta-feira (20) foi extremamente rica em termos de conhecimento, com três importantes palestras ao longo do dia.

De manhã, a doutoranda em Política, Educação, Formação e Sociedade, Alba Valéria Baensi trouxe a palestra ‘O Conselho Escolar e a sua Função Político-Pedagógica’, seguida de trocas de experiências sobre Gestão Escolar com diretores da rede municipal.

A tarde iniciou com promotor Luciano Machado de Souza, que falou sobre a “participação da comunidade na construção da Democracia”, e em seguida ocorreu a palestra ‘A Cultura Colaborativa e a Escuta Ativa como Pilares para o Fortalecimento dos Espaços Democráticos de Participação no Ambiente Escolar”, com a Mestre em Educação, Renata Pierini.

No entanto, o que mais ganhou a atenção dos participantes foram as apresentações culturais dos alunos das escolas e Cmeis da Rede Municipal. Trabalho que é fruto da dedicação dos servidores e também das famílias dos alunos, mostrando mais uma vez a importância da participação das famílias das decisões da escola ou do Cmei, tornando a gestão democrática ainda mais forte.

(Secom)

Deixe um comentário