BRASILDESTAQUE

Sul do Brasil terá maior chuva em meses

MetSul projeta um significativo episódio de chuva nesta semana no Sul do Brasil com os maiores acumulados em meses em muitos municípios da região

A MetSul Meteorologia alerta para o maior episódio de chuva em meses no Sul do Brasil com elevados volumes de precipitação até o próximo sábado em diversas regiões da parte meridional do país. A chuva é uma excelente notícia diante da necessidade de umidade em lavouras de trigo, ante a presença de muita fumaça de queimadas na região, devido ao quadro de estiagem que afeta muitas áreas e ante a crise energética.

O mapa mostra a projeção de chuva acumulada nesta semana do modelo meteorológico Icon do serviço meteorológico alemão, disponível ao nosso assinante na seção de mapas. Vai chover nesta semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, colocando fim à sequência de dias muito quentes para o inverno no Noroeste e no Norte gaúcho e nos estados catarinense e paranaense.

Os volumes de chuva, como se observa no mapa, podem superar a marca dos 100 mm em pontos principalmente do Rio Grande do Sul e do Paraná. No estado gaúcho, os maiores registros de precipitação nesta semana devem ocorrer no Sul e no Leste, entretanto haverá municípios da Metade Norte gaúcha que pode ter acumulados de precipitação próximos ou acima de 100 mm nesta semana. Muitas áreas do Paraná, de acordo com a projeção do Icon, igualmente podem receber chuva perto ou acima de 100 mm até o final da semana

Considerando a abrangência e os volumes previstos, e levando em conta que está sendo um inverno predominantemente seco na maior parte do Sul do Brasil, a tendência é que este venha a ser o episódio de chuva mais significativo em meses aqui na Região Sul.

Em Porto Alegre, por exemplo, a última chuva volumosa ocorreu nas 24 horas encerradas às 9h de 27 de junho com 97,6 mm. Em Santa Maria, o mesmo com 57,3 mm entre os dias 26 e 27 de junho. Em São Luiz Gonzaga, nas Missões, a última chuva que superou 30 mm na estação do Instituto Nacional de Meteorologia foi entre os dias 23 e 24 de junho com 33,1 mm. Chuva acima de 50 mm no município pela última vez apenas entre 9 e 10 de junho último com 79,8 mm.

O modelo canadense tem projeção muito idêntica ao do Icon para o Rio Grande do Sul, entretanto, diferentemente da simulação alemã, indica área com chuva volumosa menos abrangente no Paraná e mais ampla em Santa Catarina, especialmente no Planalto Norte Catarinense e no Leste do Estado.

Chuva dia a dia

O começo desta semana, porém, ainda será marcado pelo predomínio do tempo seco com calor e fumaça na maior parte do Sul do Brasil. Começando a análise dia a dia, a segunda deve ter chuva mais concentrada no Sul e parte do Oeste do Rio Grande do Sul enquanto do Centro para o Norte do Estado o sol aparece com nuvens. Pontos do Leste gaúcho que estão próximos da costa podem ter alguma instabilidade nesta segunda.

Já na terça-feira, a tendência é que a chuva comece a avançar para o Norte. Já chove na maioria das regiões gaúchas, mas as precipitações devem ser bastante irregulares e devem vir na forma de pancadas, que podem ter raios e granizo, intercaladas com sol. No Sul do Rio Grande do Sul é que a terça deve ter chuva mais persistente.

Na quarta-feira, por sua vez, a instabilidade tende a ficar mais generalizada no Rio Grande do Sul e os volumes de chuva devem ser mais altos em um maior número de municípios com as pancadas fortes atingindo pontos numa faixa do Oeste ao Leste do território gaúcho. A instabilidade pode começar ainda a alcançar alguns pontos de Santa Catarina e do Paraná, mas o sol e o calor ainda predominam nos dois estados.

Entre quinta e sexta, a chuva atua mais na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. As precipitações mais abundantes nos estados catarinense vão ocorrer no final da semana com a atuação de uma frente fria que será impulsionada por uma massa de ar frio que vai ingressar no Sul do Brasil com acentuado declínio da temperatura.

Em Curitiba, que deve ter acumulados excelentes de chuva ante o racionamento de água e considerando o que já choveu neste mês, a instabilidade deve ter início na quinta e prosseguir até o começo da semana que vem, ou seja, serão vários dias com registro de precipitação e em alguns momentos de moderada a forte intensidade.

CHUVA PODE VIR COM TEMPORAIS

A MetSul destaca que a instabilidade avançará sobre uma massa de ar muito quente nesta semana, o que vai trazer condições favoráveis ao registro de temporais com queda de raios e granizo isolado.

O risco é maior no Sul, Leste e no Centro do Estado neste início de semana, mas alcança a Metade Norte entre terça e quarta. Na segunda metade da semana, com o deslocamento da frente fria, aumenta o risco de temporais no Sul do país, desta vez concentrado mais em Santa Catarina e, principalmente, no Paraná.

SÃO PAULO PODE TER CHUVA EXPRESSIVA

Em São Paulo, a chuva é esperada mais para o final da semana com a chegada do sistema frontal, mas antes vai fazer muito calor e com baixíssima umidade do ar e fumaça das queimadas. A cidade de São Paulo pode ter 34ºC ou 35ºC na quarta-feira.

Entre sexta (27) e a segunda-feira (30), a tendência é de tempo instável com chuva e garoa na capital paulista. A chuva em alguns momentos deve ser moderada a forte os acumulados na soma de sexta a segunda podem ser muito altos para esta época do ano, o que tende a surpreender muitos paulistanos.

(METSUL)

Deixe um comentário