CASCAVEL

Território Cidadão faz pesquisa sobre serviços públicos

Dados servirão de base para a inserção nas ações e atividades das secretarias que apresentarem as maiores demandas junto aos moradores dos territórios

Conhecer, sentir e entender a opinião da população em relação aos serviços públicos existentes em cada um dos 12 territórios de Cascavel. É com este objetivo que  o departamento Território Cidadão (TC) iniciou uma pesquisa  com os moradores da cidade.

Um questionário contendo perguntas sobre  a existência e a qualidade do asfalto, iluminação, áreas de lazer, transporte coletivo, educação, saúde, meio ambiente, geração de empregos, entre outras são aplicadas aos moradores maiores de 16 anos. O trabalho é divido em faixas etárias para facilitar o entendimento das demandas e sua posterior resolução.

O questionário começou a ser aplicado na última semana pelos servidores do Território Cidadão, onde foi feito o levantamento dos dados junto aos moradores do Território I, que compreende os bairros Cascavel Velho, Presidente e Veneza. A ideia é concluir  os estudos  em  três semana.  Hoje ( 23), as equipes vão concentrar os trabalhos no Território Cidadão II, no Interlagos, que compreende Tarumã, Melissa, Brasmadeira e Julieta Bueno.

O coordenador estratégico do TC, Madson de Oliveira, disse que a ideia é ter uma avaliação da população sobre o local onde vivem e principalmente suas demandas, suas necessidades. “Então resolvemos fazer a pesquisa com mais de 650 entrevistados nos 12 territórios de Cascavel, com a divisão de critérios igual aos utilizados pelos institutos de pesquisa, baseados pelo IBGE. Esta  é uma pesquisa embasada cientificamente”, explica Madson.

A pesquisa feita em quatro eixos nas áreas de infraestrutura, social, econômica e ambiental, terá os resultados  tabulados por meio de um aplicativo e os dados serão cruzados e posteriormente servirão de base  para a inserção nas ações e atividades das secretarias que apresentarem as maiores demandas junto aos moradores dos território. “Além disso, esta pesquisa vai nos dar condições também de abrir a possibilidade de desenvolvermos e criarmos novas políticas  públicas que atendam as necessidades da população”, concluiu Madson de Oliveira, coordenador estratégico do TC.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário