Transitar ajusta semáforos para ampliar sincronismo

Divulgação

A equipe de sinalização da Transitar está trabalhando no ajuste de semáforos, mudando a tecnologia GSM em três cruzamentos para malha cabeada. Neste momento os trabalhos estão sendo feitos na Rua Paraná x Afonso Pena. Também será realizada a mudança na São Paulo x Duque de Caxias e na Erechim x Barão do Cerro Azul.

O objetivo é melhorar o sincronismo nestes cruzamentos que já estão no meio da malha cabeada e que podem receber este tipo de comunicação. Outros semáforos estão sendo analisados pela engenharia de trânsito para receber o ajuste, até que a licitação da nova operadora seja concluída. O aviso de licitação foi publicado hoje. A licitação será realizada no dia 23 de fevereiro.

Como o sistema de sincronia é acionado pelos chips instalados nos semáforos (os mesmos dos celulares), os quais dependem do sinal de telefonia móvel para fazer a comunicação com a central da engenharia de trânsito, a Transitar está buscando alternativas para minimizar os impactos da falta de comunicação com o servidor, afetada em 171 dos 241 semáforos. Atualmente, 71 equipamentos funcionam por cabeamento.

Relacionadas

Leave a Comment