CASCAVEL

Transitar foca na volta às aulas com segurança e educação no trânsito

Cronograma de ações educativas em áreas escolares começa nesta quinta (22), na Escola Gladis Maria Tibola

Com a confirmação da retomada presencial das aulas na rede municipal de ensino em Cascavel nesta quinta-feira (22), a Transitar, por meio do setor de Educação de Trânsito e Cidadania, também já preparou novas ações para a Campanha Volta às Aulas neste segundo semestre, paralelamente à conclusão da vistoria do transporte escolar. O objetivo é aliar transporte adequado e educação de trânsito, para um retorno dos estudantes com segurança na via pública.

A educadora de trânsito Luciane de Moura explica que o cronograma é amplo e começa já nesta quinta-feira (22), seguindo durante todo o ano letivo, para que sejam envolvidas instituições municipais, estaduais e a rede privada.

A abordagem dos agentes de trânsito e da equipe de educação da Transitar é voltada a pais, alunos ou responsáveis pelo transporte desses, orientando acerca do respeito à sinalização de trânsito, evitando celular na direção; incentivando o uso da faixa de pedestres, o transporte seguro com cinto de segurança ou cadeirinha, bem como o respeito aos demais usuários da via.

“Além do transporte seguro, é importante frisar a parada diante do estabelecimento, respeitando a vaga de estacionamento, a sinalização, a faixa de pedestre e o cuidado das crianças na hora da travessia, sem prejudicar com a necessidade de parada o trânsito na via pública, evitando filas duplas, aquele famoso ‘só cinco minutinhos’, entre outras irregularidades que normalmente são  comuns em entradas e saídas de estudantes e que interferem na coletividade, podendo inclusive provocar acidentes de trânsito”, orienta Luciane.

Programação desta semana

Dia 22 (quinta-feira) – Escola Municipal Gladis Maria Tibola – Rua São Paulo, 80 – Centro: 13 horas

Dia 23 (sexta-feira) – Escola Municipal Robert Francis Kennedy – Rua Mato Grosso, 1040 – Jardim Primavera: 13 horas

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário