CASCAVEL

Transporte coletivo: Transitar estende circulação dos ônibus aos sábados até as 22 horas, a partir de setembro

A partir do dia 4 de setembro o transporte coletivo urbano terá horário ampliado também aos sábados, com as principais linhas funcionando das 6 horas às 22 horas em Cascavel. Portaria da Transitar estabelecendo a mudança será publicada no Órgão Oficial do Município amanhã (28), considerando o novo Plano de Contingência da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde e o avanço da imunização da população em geral no Município.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, os horários do transporte coletivo são ajustados conforme o Plano de Contingência e a demanda de passageiros. Aos sábados, a maioria das linhas já circula atualmente até as 20 horas, e de segunda a sexta-feira das 5 horas às 23h59. Aos domingos, as tabelas continuam reduzidas, considerando a baixa demanda.

“A mudança considera a relevância em se manter a prestação de serviços e as atividades voltadas à subsistência, à saúde e ao abastecimento dos cidadãos, levando em consideração o cenário epidemiológico”, enfatiza a gerente da Divisão de Transporte da Transitar, Larissa Boeing.

Neste sentido, a portaria ainda estabelece que os veículos só  podem transportar passageiros dentro do limite máximo de 70% da capacidade, conforme especificações do fabricante, mantendo as medidas de distanciamento social. “Quando a capacidade for atingida, a empresa deve identificar o veículo, de forma que fique clara e visível aos passageiros a capacidade esgotada de lotação, orientando que seja aguardado o próximo carro”, reforça Larissa.

Fiscalização para um serviço de qualidade

O transporte coletivo urbano passa por um novo momento em Cascavel, com agentes do serviço que antes atuavam apenas nos terminais, agora circulando também nos ônibus, em diferentes linhas, visando identificar possíveis conflitos tanto no transporte como na mobilidade, no trânsito e na engenharia.

“Com essa presença diária dos nossos agentes nos veículos, estamos identificando situações que antes só chegavam por meio de denúncias e que agora podemos antecipar as soluções, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população“, detalha a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Novas tabelas

A portaria entra em vigor no dia 1 de setembro, com novos horários aos sábados a partir de 4 de setembro, quando também já estarão atualizadas as tabelas de horários no site da Transitar, na aba “horários do transporte coletivo” (https://www.transitarcascavel.com.br/horarios-do-transporte-coletivo/).

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário