Transporte Humanizado de Qualidade: Cascavel estreia novo conceito de mobilidade urbana
Dois novos terminais de transbordo e três avenidas com corredor exclusivo para ônibus entram em operação neste sábado (16), completando e interligando todos os modais
Seguindo a Política Internacional de Mobilidade Urbana, Cascavel estreia uma nova fase de desenvolvimento neste sábado (16), quando coloca oficialmente em operação o novo conceito de THQ, o Transporte Humanizado de Qualidade, contemplando mudanças significativas para todo cidadão que utiliza o trânsito, desde motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros do transporte coletivo, privilegiando todos os modais e proporcionando o direito de escolher o meio de locomoção que melhor ofereça agilidade e segurança para garantir o direito de ir e vir, com objetivo primordial de assegurar qualidade no transporte de massa.
Completando o sistema, dois novos terminais de transbordo entram em operação – o novo Oeste e o novo Sudoeste, com aumento de 41 novos carros, dos quais 30 irão atender as Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, e os outros 11 circulando em alguns bairros estratégicos da cidade a partir as 5 horas deste sábado (5), interligando com os novos terminais entregues no fim do ano passado, os novos Leste e Nordeste. Outra novidade para o Município é a integração temporal na Estação Central em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Como funciona a Integração Temporal
A Integração Temporal, que pode ser feita na Estação Central na Catedral permite ao passageiro do transporte coletivo o benefício de trocar de ônibus sem pagar por uma nova passagem, desde que passe na catraca do coletivo seguinte dentro de um determinado período de tempo para seguir até o destino – 35 minutos, 1 hora e no máximo, 1h40. Ele não poderá fazer percursos de “ida e volta” utilizando a mesma passagem; o benefício também não é válido para quem usa o Cartão Express.
Campanha de informação
Desde o início da semana a equipe de educação de trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) intensificou a campanha de orientação, preparando a população para enfrentar as mudanças. O material de divulgação das novas linhas e rotas foi pensando na segurança do pedestre, do motorista e do passageiro. Nas redes sociais estão sendo compartilhados vídeos educativos e em 150 carros das duas empresas foram disponibilizados os folders com as informações.
Além disso, nos terminais diariamente as equipes informam pessoalmente sobre as mudanças. No sábado (16), durante todo dia, e nos dias subsequentes, equipes de trabalho estarão orientando sobre as alterações de horários de linhas nos terminais que serão inaugurados e também na via pública, dentro do Sistema Integrado de Mobilidade.
Nesta sexta-feira (15) os horários e itinerários completos serão disponibilizados no site da Cettrans.
“Algumas mudanças já estão sendo divulgadas para sanar dúvidas, assim como as linhas troncais que circularão nos corredores das avenidas, ligarão os terminais Leste a Oeste; Leste a Sudoeste; Nordeste a Sudoeste e Oeste a Sudoeste”, explica o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro.
Como fica nos terminais
Passageiros do Terminal Sul que desejam se deslocar até os terminais Leste, Oeste e Sudoeste deverão utilizar as linhas que interligam esses terminais por bairros, como por exemplo: Sul/Leste via Maria Luiza; Sul/Sudoeste via Guarujá; Sul/Oeste via Neva, ou utilizar a integração temporal na Estação Catedral, assim como aqueles que tenham como destino o Terminal Nordeste, que obrigatoriamente deverão utilizá-la.
Passageiros da Linha Parque São Paulo, que antes eram atendidos nos terminais Sul e Oeste, agora serão atendidos somente no Sul, com ponto final/inicial na Rua General Osório ao lado do Colégio Auxiliadora, devendo utilizar também a estação central para se deslocar até os outros terminais.
As Linhas Guarujá, Aeroporto, Santos Dumont, Esmeralda e Vila Dione eram atendidas no Terminal Oeste, agora passarão a atender o Terminal Sudoeste. A linha 14 de Novembro, Santa Cruz e Santo Onofre terão linhas para os Terminais Oeste e Sudoeste e a Linha Canadá terá linhas para os terminais Oeste e Nordeste.
Ônibus é prioridade
O Transporte Coletivo Urbano passará a transitar pelas Avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco – as quais contemplam 14,4 quilômetros de corredor exclusivo de ônibus (28,8 km, considerando os dois sentidos) – dotadas com sistema de “Priorização Seletiva”, o qual permite priorizar o transporte coletivo, reduzindo significativamente o tempo de viagem da frota de forma que esses veículos tenham preferência programada nos semáforos existentes ao longo do percurso/trajeto. Com isso, Cascavel melhora a mobilidade do transporte de massa.
Educação de trânsito…
Desde a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, a Cettrans desenvolveu diversas ações educativas e de orientação para condutores e pedestres, reforçando que o sistema contempla, além das faixas exclusivas para o transporte coletivo urbano, ciclovias, ciclofaixas, faixas para segurança do pedestre, calçadas e espaço destinado ao veículo motorizado, além dos equipamentos de convivência nos canteiros centrais, bicicletários, objetivando a conscientização dos cidadãos para a nova sinalização e uma nova cultura de compartilhamento e convivência no espaço público.
…para um trânsito humanizado
O desafio é conscientizar para um trânsito humanizado com informações e conhecimentos sobre a Legislação de Trânsito, por meio do Código de Trânsito Brasileiro, que no artigo 184, III, prevê as regras de utilização do novo sistema em toda cidade inteligente, sustentável, moderna e com mobilidade urbana.
Para quem transitar em faixa exclusiva a infração é gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, além da apreensão do veículo. Assim que os ônibus passaram a transitar na faixa exclusiva a eles, os trabalhos de fiscalização também iniciam. Para os ônibus metropolitanos não haverá mudanças. Eles continuam utilizando as ruas Paraná e Rio Grande do Sul.
O artigo 29, inciso VII do CTB, abre exceção apenas para veículos de emergência e de segurança nas pistas exclusivas, identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, ou seja, apenas em deslocamento em ocorrências.
“Looping de quadra” agora é obrigatório
Outro fator importante que complementa o novo modal é o “looping de quadra” – contorno na quadra à direita – necessário para substituir a conversão à esquerda, que passou a ser proibida com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito e evitar acidentes.
Além da Avenida Brasil, esta medida foi adotada também nas Avenidas Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, devido à circulação dos ônibus no corredor exclusivo.
Motoristas que insistirem em fazer a conversão à esquerda serão multados. A multa aplicada é grave, no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Praça do Migrante – veja como fica a conversão
Motoristas, ciclistas e pedestres devem redobrar a atenção ao realizar a conversão na Praça do Migrante. Neste local, especificamente, será permitido o acesso à faixa exclusiva do ônibus para chegar à Avenida Tancredo Neves ou realizar retorno na Avenida Brasil.
Em outro ponto, também na Avenida Brasil para acessar a Avenida Barão do Rio Branco, o acesso também será necessário pela faixa do ônibus, sempre dando preferência ao transporte coletivo.
Segurança do pedestre é prioridade
Preservando a segurança do passageiro, que ao desembarcar do coletivo se torna pedestre, a Cettrans fez algumas adaptações ao longo do modal, principalmente em alguns pontos de desembarque onde há intervenção direta do pedestre na via pública, impedindo a passagem pela frente do ônibus. Foram instaladas barreiras que conduzem até a faixa de pedestre.
Os passageiros também se depararão com display de Agentes de Trânsito alertando-os para a segurança ao atravessar: “Atravesse na faixa”.
A faixa elevada da Avenida Brasil, em frente à Catedral e na Rua Padre Champagnat conta com sinalização semafórica para condutores e pedestres.
Vistoria técnica às linhas troncais nesta quinta
Nesta quinta-feira (14), o prefeito Leonaldo Paranhos acompanha vereadores e a imprensa numa vistoria técnica às linhas troncais do novo sistema de transporte coletivo. A saída está marcada para as 9 horas do Terminal Leste, no Bairro São Cristóvão. O grupo percorrerá as três vias com corredor exclusivo de ônibus: Barão do Rio Branco, Avenida Brasil e Tancredo Neves.
(Secom)