Uma pauta e um chamado
A pauta hoje era sobre a Ucrânia. Recebi de lembrança este artesanato (pêssanka). “Leve contigo, pode ser uma recordação que veio de um País que pode deixar de existir”, disse a entrevistada. A frase me marcou. Um País desaparecer do mapa é algo muito duro. Não é meramente geografia. São vidas em jogo, muitas perdidas ao longo da batalha. Orfandade, lares destruídos, sonhos enterrados.
O objeto, pra mim, está longe de ser um amuleto. Minha fé está em Cristo. Mas no presente, que recebi com tanto carinho, há sim algo muito forte. A pêssanka (ovo colorido) entrou para a minha vida com um chamado. Está na sala da minha casa sim e serve para lembrar que todas as vezes que meus olhos cruzarem por ali, devo orar pela Ucrânia, pelo povo, pelos líderes, pelos militares, civis, crianças, pais e mães. Também pelos missionários que doam suas vidas para servir a quem precisa. O ovo virou um símbolo de intercessão pelo fim da guerra. Uma convocação para orar.
E estendo minha oração também sobre os russos. Sobre o governo… Para que a ganância por território e pelo poder caiam por terra. Para que a paz reine. Para que a população tenha alívio sobre as suas dores. Na Rússia também há lágrimas. Oro para que o Senhor derrame sua misericórdia.
“Chore com os que choram” (Romanos 12-15)
“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24-12)
“Continuem a amar os seus inimigos e a orar pelos que perseguem vocês, para que vocês mostrem ser filhos de seu Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:44, 45)