Unidades de saúde passam a atender exclusivamente casos de Covid-19

A partir desta quarta-feira (26) todas as unidades de saúde (UBS/USF) de Cascavel passarão a atender exclusivamente casos pacientes sintomáticos respiratórios. Mudança de fluxo se deve ao aumento exponencial dos casos positivos em Cascavel. O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira trouxe 570 novos casos, um novo recorde, elevando para 2.107 o número de casos ativos.

As unidades atenderão em período integral os casos sintomáticos respiratórios por tempo indeterminado. Os atendimento eletivos ficam suspensos, permanecendo apenas as coletas de exames laboratoriais, atendimento à gestantes e a vacinação. Profissionais enfermeiros poderão, nesse período, solicitar a realização de testes rápidos para SARS-CoV-2, para pacientes que apresentem sintomas respiratórios.

“Estamos vivendo um momento bastante sério em nosso município, no estado e no país. A nova variante está fazendo uma transmissibilidade muito grande, se espalhando com uma facilidade muito grande e isso está acontecendo entre nós também. Felizmente temos pouquíssimos casos graves, principalmente naquelas pessoas que já têm alguma comorbidade”, explica o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.

Perguntas e respostas:

1-Tenho consulta eletiva agendada, posso procurar a unidade?

R- Não, o atendimento está suspenso.

2-Estou grávida e tenho consulta pré-natal agendada. Posso procurar a minha unidade?

R- Sim! As consultas de gestantes continuarão sendo realizadas.

3-Tenho vacina para tomar nas próximas semanas. O que faço?

S- Pode procurar normalmente as unidades nos dias de vacinação. A imunização não será interrompida.

4-Preciso renovar minha receita, como devo proceder?

R- As receitas brancas estão automaticamente prorrogadas. Para quem necessita renovar receitas controladas e azuis podem procurar a unidade normalmente.

5-Tenho laudo positivo de Covid-19. Preciso pegar um atestado médico?

R- Não há necessidade, pode levar o próprio laudo com o resultado do exame para a empresa onde trabalha.

(Secom)

Relacionadas

Leave a Comment