Vestibular da Unioeste 2021 é realizado com sucesso em sete cidades do Paraná

Aconteceu neste domingo (1°) o Vestibular da Unioeste 2021. As provas foram realizadas em sete cidades simultaneamente – Cascavel, Curitiba, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo. Dos 10766 inscritos, 2.484 dos candidatos não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%.

De acordo com o Coordenador Geral do Vestibular da Unioeste Paulo Renan Effgen, tudo aconteceu dentro do previsto “Intercorrências sempre acontecem, isso é natural, porque conseguimos resolver todas as questões, nada que tenha prejudicado o andamento da prova.”

Candidatos de todo país disputaram 1230 vagas, divididas em 65 cursos, nos 5 campi da Unioeste. Eles realizaram as provas em duas etapas, a primeira, no período da manhã: Redação e 21 questões de Língua Estrangeira, Literatura e Português, já no período da tarde 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.

Mais concorridos
Medicina mais uma vez é o curso com maior concorrência no campus Cascavel com 198,80 por vaga. Em Foz do Iguaçu o mais procurado foi o curso de Ciências Contábeis noturno com 16,40 por vaga. Medicina também ocupou o primeiro lugar em concorrência no campus Francisco Beltrão com 125,05 por vaga. Em Marechal Cândido Rondon a maior concorrência foi para o curso de Direito com 14,15 por vaga e no campus Toledo o curso de Engenharia Química foi o mais procurado com 3,40 por vaga.

Segurança

Neste ano além de toda a preocupação com a segurança para evitar fraudes, como o uso de detectores de metais também foi preciso pensar no momento de pandemia que o mundo está vivendo, por isso todas as salas foram organizadas respeitando o distanciamento, fiscais e candidatos utilizaram máscaras durante todo o período de prova e em cada sala foram disponibilizados frascos de álcool em gel “Cumprimos com todos os protocolos e vale lembrar que tomamos a decisão de adiar a data do vestibular, isso pensando de maneira macro foi uma decisão acertada, já que estamos em um período de diminuição dos casos”, explica o Coordenador Geral do Vestibular da Unioeste Paulo Renan Effgen – Coordenador geral Vestibular.
Banca Especial

A Unioeste traz um histórico ao longo dos anos de preocupação com a acessibilidade dos candidatos que necessitam de alguma atenção especial (auditiva, motora e visual) e distúrbios psicológicos (dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade [TDAH]. Neste ano não foi diferente, 41 pessoas requisitaram o direito de banca especial no ato da inscrição, foram 22 em Cascavel; 8 em Foz do Iguaçu; 4 em Francisco Beltrão; 5 em Marechal Cândido Rondon e 2 em Toledo “Estes candidatos contaram com intérpretes de Libras, transcritores, ledores, gráficos de questões da prova em alto relevo, entre outros recursos que lhe propiciaram igualdade de condições, como o acréscimo de 50% de tempo em relação aos demais postulantes a uma vaga na instituição”, relata a coordenadora da Banca Especial do Vestibular Unioeste, Lúcia Terezinha Zanato Tureck.

Gabarito Provisório e Resultado
O gabarito provisório deve ser divulgado ainda no domingo (1º). Já a divulgação dos aprovados no Vestibular 2021 da Unioeste será realizada até às 16h do dia 30 de agosto.

Relacionadas

Leave a Comment