Geral

7 hobbies que despertam atenção nas entrevistas de emprego

A pergunta “Quais são seus hobbies e passatempos?” é já um clássico das entrevistas de emprego, não é mesmo? E há um motivo bem importante para os recrutadores quererem saber suas atividades.

Quando você se candidata a um emprego, e tem sempre vaga surgindo, a empresa não vai olhar só para seu currículo ou perfil profissional. A função dos recrutadores é conhecerem o máximo de detalhes sobre a pessoa. E saber quais são os seus hobbies vai ajudá-los nessa missão.

Lembre sempre que contratar um profissional é uma tarefa de risco, que qualquer empresa vai querer reduzir ao máximo. E como fazer isso? Tendo o máximo de informação sobre o candidato a qualquer vaga.

Quando um recrutador quer conhecer seus hobbies e interesses, está pensando nas competências que você adquiriu ao praticar essas atividades. Por exemplo, uma pessoa que nos tempos livres gosta de pintar é alguém que desenvolve a criatividade. Outro exemplo? Alguém que aprende uma segunda língua melhora o raciocínio lógico e a concentração.

Por isso, quando um recrutador lhe perguntar “Quais são seus hobbies e passatempos?”, você já sabe que ele não está só a matar tempo: ele quer saber como suas atividades podem beneficiar seu trabalho para a empresa.

Hobbies que podem influenciar sua candidatura

Mas nem sempre ter hobbies é bem encarado pela empresa. Há atividades que o recrutador pode interpretar como demonstrações de um comportamento antissocial ou violento. Outros interesses podem gerar dúvidas ou potenciais conflitos devido à sua afiliação política ou prática religiosa.

Seja estratégico na hora da entrevista de emprego e mesmo no currículo. Reflita sobre seus interesses e identifique quais podem despertar a atenção da empresa. Não coloque hobbies só para encher o currículo.

No geral, há 7 hobbies que despertam a atenção dos recrutadores:

Trabalho Voluntário

O voluntariado é uma das atividades que mais agradam às empresas. Quando você desempenha um trabalho voluntário está a vivenciar uma nova experiência, colocando-se no lugar de outra pessoa. Além de seu enriquecimento pessoal, você adquire ainda novas habilidades e desenvolve sua rede de contatos. Sabia que o Zeca Pagodinho fundou um instituto de artes e cultura, no Rio de Janeiro, para ajudar crianças a conhecerem seus dons e desenvolverem suas capacidades?

 Aprender outra língua

Outro hobbie que desperta logo a atenção do recrutador é o gosto por falar outras línguas. Quem aprende um novo idioma melhora seu desempenho intelectual e social, assim como a memória. Para os recrutadores, aprender uma outra língua mostra que você tem facilidade de aprender e é disciplinado, curioso e determinado.

Ler e escrever

Da mesma forma, ler e escrever são atividades que geram interesse nos recrutadores. Estes interesses desenvolvem habilidades como concentração e criatividade, além de enriquecerem o vocabulário e a clareza em se expressar. Ao ler e escrever, você desencadeia uma série de exercícios mentais que mais tarde poderá utilizar em prol da empresa.

Desenhar e pintar

Há hobbies que são do agrado geral dos recrutadores, mas que são mais valiosos em determinadas indústrias. É o caso do desenho e da pintura, que permitem desenvolver habilidades muito procuradas no setor das artes ou no design. Quem desenha ou pinta tem que ser uma pessoa criativa, com um toque de versatilidade e perfeccionismo.  Carolina Dieckmann é conhecida das telas, mas também pinta e já desenhou um livro infantil.

Produzir conteúdos para as redes sociais

Ter um blog ou produzir vídeos para o YouTube, por exemplo, podem ser atividades valiosas para os empregadores. São interesses que desenvolvem ao mesmo tempo a disciplina e a criatividade. Só tem é que levar em conta se seus conteúdos não poderão ser prejudiciais à imagem da empresa.

Praticar esportes e outras atividades físicas

A prática de espoortes mostra que você gosta de cuidar de seu corpo e sua saúde. Barack Obama, por exemplo, não dispensa uma partida de golf ou tênis. As atividades físicas também melhoram o bem estar psicológico e o humor, deixando a pessoa melhor preparada para o ambiente de trabalho. Ao fazer desporto, você mostra ser alguém disciplinado e que persegue seus objetivos. Qual a empresa que não gosta disso?

Conhecer novas culturas

Gostar de viajar é clichê, não é verdade? Mas se você for mais específico poderá despertar a atenção dos recrutadores. O gosto por conhecerem novas culturas e outros hábitos mostra capacidade de adaptação e autoconfiança. Só uma pessoa destemida e capaz de sair da sua zona de conforto se aventura em ambientes desconhecidos.

Estes são 7 hobbies que quase sempre valorizam sua posição perante recrutadores, que ficam com vontade de conhecer melhor o candidato. Há muitos outros que você pode incluir, só tem é de pensar em como essa atividade melhora seu perfil profissional.

Você faz uma coleção? É sinal de que você é disciplinado e com forte habilidade de pesquisa. E nunca é tarde para se iniciar em um passatempo do seu interesse.

Quanto mais o hobby estiver relacionado com a vaga ofertada, melhor. Muitas vezes, a própria descrição da vaga indica a preferência por candidatos que tenham determinados hobbies ou interesses pessoais.

Por exemplo, se você vai numa empresa de venda de automóveis, com certeza que terá vantagem se conhecer esse mercado. Mas se a vaga está relacionada com esportes ou futebol, você tem de saber que o Palmeiras foi o time campeão em 2022.

Os hobbies podem valorizar o currículo, em particular quando a pessoa ainda tem pouca experiência profissional, ou quando tem um nível de escolaridade abaixo do cenário perfeito.

Por outro lado, eles dizem muito sobre uma pessoa. Você gosta de comunicar? Pode ter o perfil perfeito para o atendimento ao cliente. E tem muitas vagas sempre abrindo em diferentes cassinos online, em um mercado que está crescendo no Brasil.

Por vezes, as atividades que um candidato pratica por lazer podem compensar de certa forma a falta de experiência relacionada com o trabalho ao qual se candidata.

Tenha sempre em mente como seus hobbies podem ser úteis ao seu desempenho profissional. Por exemplo, quem pratica um desporto coletivo mostra uma forte capacidade de relacionamento interpessoal, uma ferramenta importante em projetos que dependem de uma equipe de trabalho. Possa os seus interesses a ‘trabalhar’ para si e valorize seu currículo.

 

Deixe um comentário