CASCAVEL

Abrigo para mulheres vítimas de violência é revitalizado

Ampla reforma no Abrigo Vanusa Covatti leva mais qualidade no atendimento às mulheres e seus filhos

Foto: Vanderlei Faria/Secom

O Abrigo Vanusa Covatti, que atende mulheres vítimas de violência doméstica em Cascavel, foi reformado para oferecer melhor qualidade no atendimento. Na manhã desta quinta-feira (23), a reforma foi entregue oficialmente. Há mais de 20 anos o abrigo não passava por reformas.

O prefeito Leonaldo Paranhos enfatizou que o serviço é especial por atender mulheres e crianças que foram obrigadas a deixar seus lares de forma compulsória.

“Aqui é uma casa de acolhimento para aquelas pessoas que, em um determinado momento, precisaram deixar seu lar, deixar sua casa de forma compulsória. Vítimas de agressão, vítimas de abandono, então ela tem que ter a característica de um lar de amor. E um lar de amor precisa ter as ferramentas. Nós temos aqui uma equipe maravilhosa que atende, que faz toda essa recepção, e precisa também de um espaço físico adequado”, diz.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr., o investimento feito no espaço permitiu a troca de piso, forro, correção na cobertura e banheiros, além de uma pintura completa. Além disso, foi instalado um parquinho para as crianças que estão abrigadas junto com suas mães. O parquinho foi uma doação da Cooperativa Sicredi.

Somente neste ano, o abrigo acolheu 200 pessoas. Desse total, 95 são mulheres e os demais, filhos.

“Isso mostra a importância de estarmos investindo em ambientes como esse para trazer acolhimento, conforto a essas pessoas no pior momento de suas vidas, que é aquele momento da violência”, destaca o secretário.

Patrícia Lesser, coordenadora do abrigo, diz que a reforma trouxe mais conforto e segurança às mulheres.

“Quando elas vêm para cá, é uma possibilidade de estar no abrigo e de recomeçar, de ter uma nova oportunidade, de ter novas experiências, novas memórias para recomeçar a vida. Elas e seus dependentes também”, observa.

Débora Cristina De Moura Amboni, gerente de agência do Sicredi, destaca que a cooperativa é parceira em um projeto especial que oferece conforto para as crianças dessas famílias ao instalar o parquinho infantil no espaço.

“Estamos muito contentes em transformar a vida dessas mulheres, dessas crianças, dessas famílias que precisam de apoio nessa hora tão difícil de suas vidas”, afirma.

(Secom)

Deixe um comentário