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Agosto dourado: No primeiro semestre do ano, Banco de Leite do HUOP registra aumento de 14,3% nas doações

Para os atendimentos individuais às mulheres, o Banco de Leite de Cascavel, teve elevação de 38,15% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Foto: Guilherme Silveira/Unioeste.

De acordo com a Rede global de bancos de leite humano, pertencente a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), agosto é definido como mês dedicado a estimular o aleitamento materno, promover ações que visam a importância da amamentação, por isso foi nomeado de agosto Dourado. No Brasil, data foi instituída em 12 de abril de 2017 pela lei Federal n°13.345, tendo a cor dourada escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano.

Em Cascavel, o Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), registrou aumento de 14,3% nas doações de leite somente no primeiro semestre de 2023, com total de 2.170,5 litros coletados em comparação com o mesmo período do ano anterior, onde o registro de coleta foi de 1.898,4 litros de leite humano.

Com a distribuição de leite para outros hospitais, em Cascavel o aumento de 2,5%, passando de 1.648,5 litros para 1.726,8 litros de leite, dentro desses números, estão os recém-nascidos que fazem tratamentos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) neonatal do HUOP.

Para os atendimentos individuais às mulheres, o Banco de Leite de Cascavel, teve elevação de 38,15% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Ampla divulgação

No Banco de Leite do HUOP desde 2008, a enfermeira Anelise Vieczorek, fala sobre a importância da doação de leite ser divulgada constantemente na mídia.

“Nosso trabalho é ajudar os bebês que precisam da doação do leite materno, ele é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e deve ser mantida até os dois anos de idade da criança, mesmo após a introdução alimentar. Somente o leite humano possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Ter essa parceria com a imprensa regional é um dos pilares para se ter bons resultados. Sempre que precisamos mostrar quaisquer resultados, os veículos de comunicação estão sempre nos ajudando, portanto, se estamos apresentando bons resultados, temos que agradecer o apoio de cada um. Cada doação que chega até nós é bem-vinda e ajuda a salvar vidas”, finalizou Anelise.

(Assessoria)

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