DESTAQUEESPORTE

Além dos 90 min: Cascavel entre as equipes com maior público do Campeonato Paranaense

Esta é a quarta vez nos últimos 6 anos em que a equipe cascavelense está posicionada entre as equipes que receberam mais público do Campeonato Paranaense.

Divulgação

O dia 1 de abril de 2023 ficará marcado na memória de todos os cascavelenses e especialmente para aquelas mais de 26 mil pessoas que estiveram no estádio. Um dia histórico para o Futebol Clube Cascavel, para cidade de Cascavel e municípios da região. A Serpente aurinegra, como é conhecido da equipe do Cascavel, chegou a final do Campeonato Paranaense 2023, esta foi a segunda decisão de campeonato disputada pela equipe no período de 3 anos, lembrando que o clube tem apenas 15 anos. A decisão pelo título é composta por dois jogos, Cascavel enfrentou o Athletico Paranaense, o grande favorito do estado e entre os melhores do país.

Cascavel fez uma incrível campanha até a final, deixando grandes potências do estado pelo caminho, como Coritiba e Operário. Como diz o técnico Luis Carlos Cruz, somos o “Davi” brigando com os “gigantes”, seguindo a analogia, vencemos grandes brigas. Do outro lado se encontrava a equipe com melhor aproveitamento dos campeonatos estaduais do Brasil, Athletico chegou invicto na decisão.

A primeira “guerra” pelo título foi em Cascavel. Guerra só dentro de campo, pois, além do gramado foi um show. O Estádio Arnaldo Busatto, mais conhecido como Estádio Olímpico, foi tomado pelas cores preto e amarelo das mais de 26 mil pessoas.

“O estádio nunca havia lotado desta forma em jogos do Campeonato Paranaense. Única vez que vi cheio assim, foi há mais de 40 anos, em 1982, eu tinha 9 anos de idade. Foi em uma partida do Sport Clube Corinthians Paulista e outra do São Paulo Futebol Clube. A sensação foi de muita felicidade em ver esse estádio cheio, depois de tanto tempo, uma nostalgia.”, afirmou emocionado o responsável pelo estádio, Valdecir Caetano Bitencourt.

O time é jovem e reside em uma cidade do interior paranaense, mas se porta como grande, assim como foi o grandioso evento. Com casa lotada teve de tudo, telão, torcida organizada, animador de torcida, músicas, comemoração “ola” (onda de mãos da torcida) e muita emoção. Diferente do Valdecir, que está todo dia no estádio, ali haviam pessoas que não frequentavam aquele tipo de ambiente há mais de 20 anos, como o caso da Dolores Toigo, de 70 anos, “A emoção que senti no estádio, nunca mais esquecerei. Estão todos de parabéns. Depois do que eu vi, do que eu me diverti, do que eu vivi, não quero mais perder um jogo sequer do Cascavel. Eu amei ver esse futebol”. 

Na final também teve aqueles que nunca viveram o futebol desta forma. Futebol é tradição, que passa de pai para filhos, como o caso de Ralph Willians, pai de Sophia e João, que relatou a experiência dos filhos pela primeira vez em um estádio de futebol. “Estávamos acompanhando o último jogo (semifinal) e estávamos torcendo. Isso os empolgou para assistir o jogo presencialmente e assim que sugeri, eles toparam na hora. Inclusive ficaram ansiosos a semana toda. Chegamos cedo para evitar filas, pegamos bons lugares e pudemos aproveitar toda a atmosfera do estádio. Fizemos a “ola”, comemos pastel, eles ganharam bolas, cantaram o hino nacional. Durante o jogo foi aquela emoção! ‘Encarnaram’ o torcedor”. 

Uma tarde/noite mágica. O resultado da partida não foi o esperado, mas foi uma grande guerra realmente. O Futebol Clube Cascavel é vice-campeão Paranaense 2023. Para aqueles que viveram o momento, ficará marcado na memória para todos sempre. Para aqueles que não foram ao estádio, não perca o próximo jogo, a próxima história.

“Além do evento em si, fiquei muito feliz porque não ocorreu nenhum incidente. Foi muito importante para Cascavel. Eu viajo para conhecer outros estádios e considero o nosso entre os 3 melhores estádios do Paraná, em termos de logística, arquibancadas, cabines, vestiários e outros. Sensação de dever cumprido, a cidade ganha muito com esses jogos e um time em crescente como o Cascavel”, concluiu Valdecir Caetano Bitencourt.

Conforme os dados divulgados pela Federação Paranaense de Futebol, o Futebol Clube Cascavel recebeu uma média de 5.740 pessoas por partida. O total de público pagante foi de 45.919. A Serpente ocupa a 3º posição, atrás de Coritiba e Athletico Paranaense, equipes com mais idade, tradição, conquistas e situadas na capital do Estado.

Esta é a quarta vez nos últimos 6 anos em que a equipe cascavelense está posicionada entre as equipes que receberam mais público do Campeonato Paranaense.

(Assessoria)

Deixe um comentário