DESTAQUESEGURANÇA

Alunos colocam shampoo em saquinho de ‘cianeto líquido’ e prédio da UFMG é interditado pelos bombeiros

Um suposto vazamento de cianeto líquido na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mobilizou o Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (24). A situação foi relatada por estudantes nas redes sociais no início da tarde, afirmando que havia um saquinho com o nome da substância tóxica em uma sala de aula.

Após a chegada do Corpo de Bombeiros, foi constatado que o produto encontrado na sala de aula era o mesmo shampoo preparado durante uma aula prática da disciplina de Farmacotécnica II, realizada na noite anterior. “A cor e o pH do produto descrito como ‘cianeto líquido’ encontrado na sala de aula são exatamente os mesmos do shampoo preparado na aula prática”, afirmou a universidade em nota.

Ainda de acordo com a UFMG, após todos os procedimentos realizados pelos bombeiros, não foi detectado cianeto ou qualquer outra substância tóxica pela técnica de detecção química utilizada por eles. A sala de aula precisou ser isolada para a atuação da equipe do Corpo de Bombeiros, e a Polícia Federal também esteve na universidade para apurar a situação.

O cianeto líquido é uma substância extremamente tóxica, utilizado na extração de ouro e prata, limpeza de metais, produção de fibras sintéticas, corantes, pigmentos e nylon, bem como em química analítica, como agente de fumigação e na gaseificação do carvão.

Deixe um comentário