CASCAVEL

Com sistema inédito, Cascavel vai construir escola com cerca de mil metros quadrados em tempo recorde

Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling, no Santa Felicidade, será construída em seis meses

Secom

A Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling, no Santa Felicidade, tem quase 50 anos de atividades. Ao longo de sua história, a unidade já formou milhares de alunos. E para honrar esse legado, a instituição faz parte de um projeto inovador e inédito da Prefeitura de Cascavel: o da escola modular. Para isso, a antiga unidade foi totalmente demolida para a construção do zero de uma nova escola, que será edificada em tempo recorde, de apenas 180 dias, um prazo muito menor que o de uma construção convencional. Assim, até o fim do ano, Cascavel contará com mais uma instituição de ensino totalmente nova.

O prefeito Leonaldo Paranhos impôs o desafio de entregar a instituição em seis meses, com uma estrutura de qualidade para atender as crianças de Cascavel. “A demolição que foi feita aqui mostrou que, de fato, a escola corria um risco muito grande. Por isso, que fizemos um novo projeto: construir a nova escola em 180 dias. Uma escola diferente, modular. Queremos provocar esse desafio, para que em fevereiro, quando as aulas de 2023 iniciarem, a gente possa receber aqui nossas crianças, com a escola pronta, mobiliada e com os nossos profissionais. É um desafio que nós vamos vencer. Em respeito pela educação e pela nossa população”, pontua o chefe do Executivo.

Com uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados. A unidade terá capacidade para atender 170 alunos em dois turnos – matutino e vespertino. O investimento é de mais de R$ 6,8 milhões e os trabalhos já começaram. Serão seis salas de aula para educação infantil e fundamental, sala de uso múltiplo, laboratório de informática e biblioteca.

O supervisor de infraestrutura da Secretaria de Educação de Cascavel, engenheiro Tiago A. Cardoso, explica que o sistema de construção modular otimiza o processo construtivo da obra, tornando o muito mais rápido, mas mantendo a qualidade. “A equipe técnica da Semed buscou referências em municípios do estado de Santa Catarina, os quais há alguns anos estão logrando êxito na construção de unidades educacionais modulares, que se constitui em uma solução industrializada, com peças que são moldadas em fábricas e instaladas posteriormente no local da edificação, reduzindo o tempo de produção e implantação de uma unidade escolar, assim como a geração de resíduos, sendo também uma solução sustentável”, esclarece.

A escola também contará com área administrativa, que terá ambientes para secretaria, direção, sala de professores, depósito de materiais pedagógicos e instalações sanitárias de funcionários. Na área de serviços, há a previsão de cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, abrigo de resíduos, central GLP, vestiário para os servidores da cozinha e acesso exclusivo para carga e descarga de insumos e merenda escolar.

A área de vivência é composta por pátio coberto, refeitório e parquinho com piso emborrachado e complexo de brinquedos adequado para os pequenos. Ainda, haverá estacionamento para 11 veículos (01 vaga reservada para P.N.E.) e reservatório elevado de água potável.

Há a previsão de utilização de energia solar, através de sistema gerador fotovoltaico, instalado na cobertura da edificação, que proverá toda a demanda de consumo prevista de maneira renovável e sustentável. Será instalada ainda uma cisterna enterrada para reaproveitamento de águas pluviais para lavagem de calçadas externas. A unidade terá acessibilidade, conforme prevê a legislação.

(Secom)

Deixe um comentário