CASCAVEL

Conferência de Segurança Alimentar discute ações para combate à fome

Propostas serão aprofundadas no evento regional

Divulgação

Com o lema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar foi realizada nesta quarta-feira (26), no Ceavel, em Cascavel. No foco, ações e propostas para combater à fome e assegurar que todos os cascavelenses tenham acesso a uma alimentação nutritiva e de qualidade todos os dias.

Durante o evento, além dos debates relacionados ao tema, foram eleitas e empossadas as entidades que compõem o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).

Segundo a secretária executiva do Comsea, Jane Dalagnol, o evento visa ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar. “O que nós queremos é erradicar a fome. É o objetivo principal, mas, para isso, tem que se trabalhar todo um contexto, desde a qualidade do alimento, o que é comida de verdade, como produzir, como é a logística e o aproveitamento dos alimentos. Todos esses eixos são discutidos. Nós vamos fazer propostas para melhorias. Vamos trabalhar forte na busca desse alimento para chegar até o prato da pessoa que necessita se alimentar, no mínimo três vezes ao dia, almoço, café da manhã e jantar. Temos que garantir que ninguém passe fome”, pontua.

As propostas levantadas no evento serão aprofundadas na Conferência Regional de Segurança Alimentar, prevista para agosto. Na ocasião, também foram escolhidos seis delegados, dois governamentais e quatro representantes da sociedade civil organizada para representar o Município na etapa regional.

O secretário de Saúde, doutor Miroslau Bailak, destaca que o combate à fome é um compromisso do governo. “A conferência é de extrema importância, pois vem referendar todo o trabalho que o Conselho, a Prefeitura e o prefeito Leonaldo Paranhos realizam e tanto se importam”, observa.

(Secom)

Deixe um comentário