DESTAQUEPARANÁ

Copa Mercosul de Xadrez Escolar reuniu mais de 200 enxadristas em Foz do Iguaçu

A competição contou com a presença de aproximadamente 60 instituições de ensino da tríplice fronteira

O Centro de Convivência do Idoso de Foz do Iguaçu recebeu mais de 200 enxadristas no último fim de semana para a 9ª edição da Copa Mercosul de Xadrez Escolar. Cerca de 60 instituições de ensino das redes públicas e particulares da tríplice fronteira estiveram representadas no torneio que promoveu o intercâmbio entre as culturas.

A participação iguaçuense com mais destaque foi a do Colégio Estadual Paganoto, com o terceiro lugar. O título ficou com o Colégio Passo Certo, de Cascavel, seguido pelo Colégio Alto Piquiri. Todos os atletas participantes receberam o certificado de participação e as medalhas foram entregues até o 10º colocado.

A competição de xadrez rápido foi realizada em seis rodadas, com 20 minutos de tempo de reflexão para cada atleta. Os participantes estavam divididos nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18, dentro dos naipes masculino e feminino, além de torneio paralelo para os adultos (pais, professores e enxadristas).

“Ficamos orgulhosos em realizar uma competição de alto nível e também de poder atender as expectativas e necessidades que um evento internacional exige. O evento superou todas as expectativas e foi muito comentado dentro e fora do Brasil durante e após seu encerramento, por conta da pontualidade, o cuidado ao atender as crianças e o público em geral”, disse o coordenador Pedro Caetano.

Apoio municipal

O evento acontece desde 2009, sendo realizado em cidades da tríplice fronteira. A competição segue as normas da Federação Internacional de Xadrez. A organização, feita pela equipe XadreFoz, contou com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Itaipu Binacional.

Secom Foz do Iguaçu

Deixe um comentário