CASCAVEL

Crianças super-heróis entram na guerra contra a dengue em Cascavel

Sexta-feira iniciou com atividades de educação em saúde nas escolas da rede municipal em Cascavel e no fim de semana os alunos se unem aos pais super-heróis para eliminar focos da dengue

Divulgação

“Eu não vou deixar nenhuma água ficar parada”. Com essa frase a pequena Maria Eduarda Campello, de cinco anos, mostrou que está decidida a ser uma super-herói na luta contra a dengue em Cascavel. Aluna da Escola Municipal Gládis Tibola, ela tem na ponta da língua a frase que irá levar aos pais convocando-os para a tarefa. “Mamãe, papai, vamos acabar com o mosquito da dengue!”

Maria Eduarda é uma das quase 32 mil crianças que integram a rede municipal de ensino em Cascavel e que decidiram arregaçar as mangas e fazer parte da Liga do Bem contra o mosquito Aedes aegypti.

Na manhã de hoje (25), os alunos tiveram aulas de educação em saúde em todas as escolas municipais. Assim que chegaram em casa, muitos deles já começaram a colocar em prática o que aprenderam e um verdadeiro exército mirim começou a ser formado para eliminação de focos da dengue.

A ação, idealizada pela equipe da Secretaria de Comunicação e desenvolvida com apoio das secretarias de Saúde e de Educação, conta com material de apoio com conteúdo educativo e com a orientação sobre a realização da tarefa. O material contém um QRCODE e link que redirecionam para um formulário, para que os pais possam identificar o estudante, a escola e enviar uma fotografia da tarefa realizada.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que a criança é a melhor ferramenta de convencimento aos pais na luta contra a dengue. “Eu fico imaginando as crianças chegarem em casa, levando a tarefa e pedindo aos pais para executarem juntos. A criança tem esse papel extraordinário e, claro, nós pais temos que ter a responsabilidade de não decepcionar nossos filhos. Quando ele chegar com um pedido para fazer uma tarefa, no quintal da nossa casa, na janela dos apartamentos, para tirar aquele recipiente que está ali proporcionando espaço para o mosquito do mal, nós precisamos corresponder isso porque senão será uma frustração para as crianças. Elas estão empolgadas, nós criamos a Rede do Bem e eles serão os nossos super-heróis nessa luta contra o mosquito da dengue”, diz Paranhos.

Marcia Baldini, secretária de Educação, afirma que são quase 32 mil “soldados do bem” mobilizados nessa luta contra o mosquito e destaca que os profissionais da educação foram preparados para essa aula especial de educação em saúde. “Combatendo o mosquito, a gente está combatendo a dengue, deixamos a população mais saudável, a cidade mais limpa e livre da doença”, diz.

Suelen de Oliveira é mãe de aluno e diz que a participação dos pais é fundamental nas atividades contra a dengue. “Nós, enquanto pais, temos que ensinar desde cedo. Essa responsabilidade é nossa, cada um cuidando do seu lar, cuidando do seu ambiente é que vamos combater esse mosquito que faz tanto mal”, enfatiza.

A professora Daiane Meurer Bruning destaca que é desde criança que se aprende a cuidar do próximo e de si mesmo. “Ensinando as crianças nesse combate contra a dengue, a gente consegue um futuro bem melhor. As crianças em casa comentam com a família, incentivam e buscam que a família faça a sua parte, também, nesse processo contra a dengue”, destaca.

A campanha é para toda a cidade, não apenas para os alunos da rede municipal. “A ação é para toda a cidade. A Rede Municipal de Ensino é que impacta um pouco mais de 30 mil família, mas temos que entender que Cascavel tem mais de 330 mil habitantes que podem se envolver nessa luta e ser um herói da Liga do Bem”, diz o secretário de Comunicação, Jefferson Lobo.

Os alunos da rede pública municipal de ensino receberam os materiais com as orientações para participar da Liga do Bem, mas todas as famílias podem se integrar a esse exército contra a dengue clicando no link abaixo para baixar o material.

O último boletim da dengue divulgado ontem (23) mostra que Cascavel está com 468 casos da dengue. Na semana passada eram 236.

 

Deixe um comentário