DESTAQUEPARANÁ

Curitiba recebe prêmio máximo do Sebrae pelo Espaço Empreendedor do Pinheirinho

O Espaço Empreendedor do Pinheirinho levou a premiação máxima da excelência ao atendimento ao microempreendedor: o Selo Diamante ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O espaço foi o único do Paraná e um dos nove do Brasil a receber o troféu, entre 1,3 mil locais avaliados em 2022.

O troféu foi entregue nesta segunda-feira (27/2) ao prefeito Rafael Greca e às gestoras do Espaço Empreendedor do Pinheirinho, Simone do Rosário dos Santos e Andreia Soares Ferreira, pelo diretor superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, em encontro na sede do Sebrae no bairro Prado Velho.

“Cumprimento vivamente as gestoras do Espaço Empreendedor do Pinheirinho, Simone e Andreia. Este Selo Diamante é resultado de um trabalho que começamos em Curitiba em 2017: o de afirmar o compromisso com a inovação e o empreendedorismo. Chegamos ao clímax desse compromisso, um exemplo de todo o bem que desejamos ao empreendedorismo curitibano”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Com louvor

Para conquistar o Selo Diamante, a sala do empreendedor precisa somar, no mínimo, 99,5 pontos em uma avaliação que vai de 0 a 100.

O Espaço Empreendedor do Pinheirinho teve a conquista com louvor: gabaritou a avaliação e tirou nota 100.

Esta é a primeira entrega da condecoração. O Selo Diamante foi criado pelo Sebrae nacional em 2022 – inspirado nos selos Ouro, Prata e Bronze do Sebrae-PR – e premia os que atingirem a excelência máxima no atendimento aos microempreendedores individuais (MEI).

“Queremos que o empreendedor esteja cada vez mais forte. O MEI gera emprego, renda e desenvolvimento para a cidade e é uma alegria poder entregar esse prêmio a Curitiba. O Pinheirinho se destacou sendo a primeira sala do Paraná, entre as 363 que temos no Estado”, destacou Tioqueta.

Exemplo para mais diamantes

Apesar de diamantes serem uma raridade, as gestoras do Espaço Empreendedor Pinheirinho dizem que não querem ter a premiação só para elas: além do desafio de manter o novo status – a avaliação para a entrega dos selos é anual -, querem servir de exemplo para os oito demais Espaços Empreendedor de Curitiba.

“Nos dedicamos a oferecer o melhor serviço para o microempreendedor curitibano. Quando recebemos o Selo Ouro do Sebrae-PR, olhamos com cuidado para os pontos que poderíamos melhorar e colocamos em prática, resultando nesse premio inédito”, conta Simone.

Em 2022, os nove Espaços Empreendedor de Curitiba – situados nas Ruas da Cidadania – tiveram avaliações exemplares na etapa estadual: oito receberam o Selo Ouro e um, o Selo Bronze. Também no anos passado, a capital paranaense recebeu o título de Cidade Empreendedora Classe Ouro.

Uma evolução bastante grande desde 2017, quanto apenas um dos espaços tinha alcançado o Selo Bronze.

Indicação Geográfica

Durante o evento, o prefeito Rafael Greca também conheceu as novas dependências do Sebrae-PR em Curitiba, no bairro Prado Velho, em uma edificação que foi reformada de forma inteligente, com placas de energia solar, sistema de captação e reserva de águas pluviais e sistema de iluminação inteligente.

O prefeito, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e as gestoras do Espaço Empreendedor Pinheirinho foram presenteados pelos anfitriões com uma caixa de produtos com Identificação Geográfica IG): balas de banana de Antonina, mel do Oeste do Paraná, erva-Mate São Mateus, e café do Norte Pioneiro.

Também participou da entrega do Selo Diamante o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron. Pelo Sebrae-PR, estiveram o gestor dos Espaços do Empreendedor em Curitiba, Rodrigo Feyerabend; o diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto; o diretor técnico Cesar Reinaldo Risset; e Joailson Antonio Agostinho, gerente da Regional Curitiba.

Da Agência Curitiba, estiveram o diretor-geral, Paulo Krauss, a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Leticia Justus, e a assessora do programa Curitiba Empreendedora, Mariana Berger.

Os Espaços Empreendedor

A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação criou uma rede somente para prestar serviços gratuitos ao Microempreendedor Individual (MEI). São os Espaços Empreendedor, onde é possível obter todas as orientações sobre como formalizar seu negócio, buscar a capacitação para gerir seu empreendimento e ainda conta com assessoria e consultoria empresarial.

Entre os serviços prestados, estão o suporte para formalização do MEI, atualização de dados, encerramento do MEI, consulta prévia de localização, cadastro de fornecedores em Curitiba, Emissão de boletos DAS, apoio na declaração anual DASN, parecelamento do Simples Nacional, impressão do Certificado Mei, informações sobre emissão de notas ficais e certidoões negativas, e consultoria empresarial.

Foto: Ricardo Marajó

SECOM CURITIBA

Deixe um comentário