CASCAVELDESTAQUE

Desassoreamento do lago está com quase 50% dos trabalhos concluídos

O trabalho é feito pela Sanepar em parceria com o Município de Cascavel

O desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel está avançando e quase 50% das obras já foram concluídas. O trabalho está sendo realizado na cabeceira alta, próxima à ponte, visando melhorar as condições ambientais e estéticas desse importante cartão-postal da cidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, mais de dez mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados do local até o momento. Inicialmente, a previsão era remover 21 mil metros cúbicos, porém, devido ao progresso dos trabalhos, a expectativa é de esse volume seja superado.

Um dos desafios encontrados no local é o grande volume de gramínea que precisa ser removido antes da dragagem. Além dos sedimentos e gramíneas, aproximadamente 75 metros cúbicos de lixo foram retirados.

“Isso acaba impactando no tempo do trabalho porque ele é empecilho da dragagem, esse resíduo misturado, que pode ocasionar alguns transtornos no processo”, diz o secretário Nei Haveroth.

A obra está dentro do prazo estabelecido. Inclusive, o trabalho de enrocamento das margens, que seria realizado após a dragagem, já teve início. Essa medida visa prevenir desmoronamentos e garantir a estabilidade das margens do lago. Além do enrocamento, também está prevista a construção de gabião para reforçar a segurança dessas áreas.

Os resíduos retirados do lago estão sendo transportados por uma tubulação de 3,5 mil metros de extensão até um terreno municipal no bairro Cascavel Velho. Todo o processo de desassoreamento está sendo conduzido seguindo rigorosos protocolos ambientais, visando evitar impactos negativos na natureza e no entorno do lago.

O trabalho, em parceria como Município, é feito por empresa contratada pela Sanepar.

 

Fotos: Manoel Teixeira/Secom

Deixe um comentário