DESTAQUEECONOMIA

Desenrola beneficiará famílias com dívidas de até R$ 5 mil

Em uma coletiva de imprensa realizada hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o Programa Desenrola, elaborado para aliviar a situação de pessoas endividadas, terá sua medida provisória (MP) publicada ainda esta semana. De acordo com Haddad, a MP será editada com o intuito de permitir a entrada em vigor do programa em julho.

O Desenrola é um programa de renegociação de pequenas dívidas e será direcionado a famílias que possuem uma renda de até dois salários mínimos e que estejam devendo até R$ 5 mil. O ministro informou que o programa tem potencial para beneficiar cerca de 30 milhões de pessoas.

Haddad explicou que, devido a burocracias, o Desenrola levará aproximadamente um mês para entrar em vigor. Nos últimos meses, o lançamento do programa foi adiado várias vezes, pois a B3, a bolsa de valores brasileira, estava desenvolvendo o sistema informático para os credores aderirem às renegociações. O ministro justificou os atrasos, dizendo que há uma série de providências burocráticas a serem tomadas antes da abertura do sistema dos credores.

Embora o programa dependa da adesão das empresas credoras, o ministro demonstrou otimismo em relação ao Desenrola. Ele comentou que muitos credores provavelmente desejarão participar do programa, oferecendo descontos vantajosos, devido à liquidez que obterão, uma vez que haverá garantia do Tesouro Nacional. Haddad destacou que a dívida é privada e ressaltou que o Tesouro cobrirá eventuais calotes, incentivando os credores a oferecerem os maiores descontos possíveis aos devedores.

O ministro comparou o funcionamento do programa a um leilão, onde a ideia é que os credores ofereçam o maior desconto possível, impulsionados pela garantia fornecida pelo Tesouro Nacional. Haddad também revelou que bancos oficiais, como o Banco do Brasil, participarão do programa e que a instituição financeira considerou positiva a modelagem do Desenrola, estimando que o programa será bem-sucedido. Além disso, o ministro afirmou que bancos privados também estão interessados em aderir ao Desenrola.

Com a iminente publicação da MP e a previsão de início do programa em julho, espera-se que o Programa Desenrola ofereça um alívio significativo para milhões de pessoas endividadas, permitindo-lhes renegociar suas dívidas de forma mais acessível e viável financeiramente.

As informações são da Agência Brasil

Deixe um comentário