CASCAVEL

DIA DE PAiZ: Quinta-feira será de interação nas escolas e cmeis de Cascavel

Pais, alunos, professores, agentes de segurança estarão nas instituições de ensino onde acontecerá uma série de atividades. Prefeito Paranhos também participa

Divulgação

Gincanas, atividades ao ar livre, jogos entre pais e alunos dentro do ambiente escolar, piquenique com frutas saudáveis, atividades de pintura, desenhos e muitas outras ações. Essas são as atividades que irão marcar a próxima quinta-feira (20), quando acontece a campanha “PAiZ NA ESCOLA: Um dia….A vida inteira pela escola”, nas nas 65 escolas e 56 cmeis do Município de Cascavel.

Cada escola e cmei vai definir quais atividades irá desenvolver para envolver pais e alunos. A ação faz parte das medidas adotadas pelo Município de Cascavel para tranquilizar pais e alunos sobre a segurança nas escolas e eles poderão interagir com agentes da Guarda Municipal, Guarda Civil Patrimonial, Polícia Militar e Polícia Civil que estarão presentes nas instituições de ensino recepcionando a comunidade escolar.

Na manhã desta terça-feira (18), representantes das forças de segurança participaram de uma entrevista coletiva na Prefeitura de Cascavel que reuniu o prefeito Leonaldo Paranhos, o vice Renato Silva, o coronel Rubens Garcez da Luz (comandante do 5º CRPM), major Tatibana (subcomandante do 6º BPM) e o delegado-chefe da 15ª SDP, Rubens Miranda Junior, além do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola.

Durante o encontro, o prefeito também sancionou a lei que cria a Ação Emergencial de Reforço de Segurança das Escolas Municipais de Cascavel, denominada de Escola Segura. A lei, aprovada pela Câmara de Vereadores na semana passada, prevê a contratação de policiais civis, militares e rodoviários, da ativa e da reserva, para prestar serviços fora do horário normal de trabalho, para reforçarem a segurança das escolas e cmeis.

O Município já protocolou uma solicitação de convênio com o Estado para poder contratar parte das folgas dos policiais para atuarem nas instituições de ensino.

A ação que acontecerá nesta quinta-feira foi tomada para combater a onda de insinuações de que no dia 20 poderia acontecer atos com o foco voltado a tirar a paz das comunidades escolares e autoridades.

“Nós resolvemos, então, fazer uma ação ao inverso, aliás uma ação muito necessária não só para esse momento, mas ela tem que acontecer sempre. A nossa campanha diz que ‘um dia é a vida inteira pela escola’ porque a escola é o maior patrimônio que nós temos no Município”, afirma o prefeito.

Paranhos destaca que será um “dia de amor à escola” ao abrir a infraestrutura para receber os pais para acompanhar, por um período, as ações que acontecem diariamente nas instituições de ensino.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destaca que a ação irá reforçar a cultura da paz e será um dia importante. “Todas as instituições estarão trabalhando ações em que as famílias estarão no espaço escolar. É um momento de conhecer a proposta pedagógica mais aprofundada, de estar junto nesse momento que requer atenção de toda a sociedade na proteção das nossas crianças”, ressalta.

O coronel Garcez, comandante regional da Polícia Militar, diz que todo o efetivo está empenhado na segurança das crianças e dos estabelecimentos de ensino, preparado para monitorar e evitar qualquer problema. “Nossa prioridade hoje é preservar a vida dos alunos que frequentam as escolas municipais, escolas públicas estaduais e também escolas particulares. Vamos atender a todos na medida do possível”, afirma.

O delegado Rubens diz que as forças de segurança estão irmanadas na parte investigativa e, além da Delegacia do Adolescente, todo o efetivo do Grupo de Diligências Especiais (GDE) está atuando preventivamente, mas tranquiliza informando que nada de concreto existe sobre ameaças contra instituições de ensino.

(Secom)

Deixe um comentário