DESTAQUEPARANÁ

Diferentes gerações da dança comemoram 20 anos da Casa Hoffmann em Curitiba

Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, unidade da Fundação Cultural de Curitiba dedicada à dança, está completando 20 anos com uma programação gratuita que une diferentes gerações de artistas.

Uma das atrações é o espetáculo de danças urbanas Maré, produção contemporânea e inédita, feita especialmente para celebrar o aniversário da Casa Hoffmann e os 330 anos de Curitiba. A apresentação será nesta quinta-feira (23/3), às 20h, no Memorial de Curitiba.

A montagem, produzida pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com direção de Patrícia Machado, assistência de direção de Raphael Fernandes e coreografias de Guiga de Souza, reúne oito jovens bailarinos e bailarinas de diferentes estúdios da cidade, conhecidos na cena artística como novos talentos das danças urbanas.

No espetáculo, com direção musical de Vadeco Schettini, os artistas mostram a versatilidade nos diferentes estilos de hip hop – waacking, popping, funk, breaking, vogue e house dance.  “É um espetáculo de linguagem contemporânea com elementos de danças urbanas”, explica a diretora Patrícia Machado.

O título Maré faz referência aos movimentos regulares e periódicos das águas dos oceanos, em razão das forças gravitacionais exercidas pelo sol e pela lua. “Desenvolver as coreografias, inspiradas nesses movimentos cíclicos, em fluxos e correntezas”, diz Patrícia.

Reverência à antiga geração

Além de Maré, a programação de aniversário também conta com o espetáculo 5 Danças, este com a participação das dançarinas curitibanas Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso e Mônica Infante, que têm uma trajetória profissional de 40 anos de atuação nos palcos e no ensino de dança.

O espetáculo é formado por cinco peças solo e será apresentado na sexta-feira e no sábado (24 e 25/3), às 20h, na Casa Hoffmann. Também com entrada gratuita.

Todas as artistas, inclusive o diretor do espetáculo Fernando de Proença, tiveram ligação direta com a Casa Hoffmann. “A Casa tem um poder multidirecional, formou toda uma geração de artistas na cidade e é um centro de referência do Brasil. Com o espetáculo saudamos a história dessas mulheres artistas em vida, enquanto estão produzindo, e da Casa que merece toda nossa reverência”, diz o diretor.

Pontes Móveis e Portas Abertas

Dentro da programação haverá também o lançamento, domingo (26/3), às 11h, do minidocumentário sobre o projeto Pontes Móveis em Travessias Afro-Contemporâneas, que nasceu em 2015 com o objetivo de cultivar e ampliar espaços de pesquisa em danças negras em Curitiba. A Casa Hoffmann é um dos espaços que fazem parte da trajetória deste projeto artístico, idealizado por Priscila Pontes.

Após a exibição do vídeo, e com a participação de artistas dos Pontes Móveis, será realizado um aulão de dança aberto ao público presente, pelo programa Dança de Portas Abertas, que acontece há vários anos e é um dos maiores sucessos da Casa Hoffmann.

Serviço: 20 anos da Casa Hoffmann

Espetáculo: Maré – Espetáculo inédito de Danças Urbanas
Montagem produzida pela Casa Hoffmann
Data: 23/3, às 20h
Classificação Livre
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem)

Espetáculo: 5 Danças
Datas: 24 e 25/3, às 20h
Classificação: 12 anos
Local: Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)

Portas Abertas: Pontes Móveis #8anos
Datas: 26/3, às 11h
Local: Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)
Classificação: livre

 Foto: Gus Benke
Secom Curitiba

Deixe um comentário