DESTAQUEPARANÁ

Educação de Curitiba mostra na Smart City Faróis Móveis, robótica e ações das Cidades Educadoras

A rede municipal de ensino apresenta suas boas práticas durante esta 4ª edição da Smart City Expo Curitiba. O projeto dos Faróis Móveis – extensão dos Faróis do Saber e Inovação -, robótica educacional e as ações da capital do Paraná como cidade educadora fazem parte da programação da feira, que segue até esta sexta-feira (24/3), no Parque Barigui.

Na quarta-feira (22/3), primeiro dia do evento, os jornalistas mirins da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa (Tatuquara) acompanharam a feira para fazer a cobertura do evento e aprender mais sobre inovação na cidade inteligente. Na sexta, será a vez dos jornalistas mirins da Escola Maria Clara Brandão Tesserolli, no bairro Novo Mundo.

“Adoro ser jornalista mirim, aprendo muito, sou comunicativa. Acompanhar a feira e ver nossos Faróis Móveis é muito legal, eu adoro usar os tablets”, contou a estudante Maria Eduarda da Cruz, do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Margarida Dalagassa. Por meio desse projeto, Maria Eduarda e os colegas produzem notícias para o Jornal Eletrônico e a Rádio Escola.

Todas as escolas e CMEIs da cidade já receberam seus Faróis Móveis, ao longo do ano passado. Eles são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado. Eles têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas com facilidade.

A novidade representa, nas unidades, espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada.

Os visitantes também podem conhecer os kits de robótica educacional. A rede municipal de ensino conta com equipes de elite premiadas em competições locais, nacionais e internacionais.

Além disso, as ações da capital como cidade educadora também podem ser conhecidas durante a Smart City. Em 2024, a capital do Paraná sediará o congresso internacional.

Foto: Luiz Costa/SMCS

Secom Curitiba

Deixe um comentário