CASCAVEL

Em Cascavel a infância é de primeira!

No mês dedicado à primeira infância, município lança a campanha Cria na Paz e PAiZ na Escola

Divulgação

Cascavel tem se destacado cada vez mais no comprometimento e tomada de iniciativas que priorizam a primeira infância, tendo lançado no mês de dezembro de 2022 o Plano Municipal da Primeira Infância, que por sua vez converge com o Plano Nacional Pela Primeira Infância e que apresenta estratégias e ações a serem implantadas a curto, médio e longo prazo, nas mais diversas áreas que contemplam a primeira infância, como educação, saúde, segurança, mobilidade, acessibilidade, inclusão, cultura, lazer e outras.

O município tem empenhado esforços na implantação destas ações e estratégias e para este mês de agosto, o Mês da Primeira Infância, Cascavel implementará a campanha Cria na Paz e PAiZ na Escola nos Cmeis e Escolas da Rede Municipal, com a temática “Por uma Educação não Violenta”. A campanha contará com ações desenvolvidas durante todo o mês de agosto e contará com o envolvimento de toda a comunidade, sendo a primeira grande ação no Território 1, no Bairro Cascavel Velho.

Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, as ações articuladas entre as diversas Secretarias Municipais evidenciam o compromisso que Cascavel tem de construir uma cidade melhor para as crianças pequenas. “Aqui a primeira infância é levada a sério. Primeira infância tem prioridade e o governo municipal investe e se preocupa com o cuidado de todas as nossas crianças que estão matriculadas na Rede Pública Municipal de Ensino”.

Para o coordenador do Comitê da Primeira Infância, Wesley dos Santos, ações de promoção a uma Educação Não Violenta são de fundamental importância, principalmente no cenário pós pandemia, quando as estatísticas de violência contra crianças e mulheres ganharam proporções preocupantes e por consequência um aumento significativo da violação de direitos da criança. “O nosso compromisso enquanto Poder Público é discutir isso desde a mais tenra idade, sobre a importância da comunicação assertiva e da comunicação não violenta com a criança e como, por meio da comunicação não violenta, podemos quebrar alguns ciclos de reprodução da violência”.

Por toda a cidade a população vai se deparar com materiais publicitários da campanha, com reflexões voltadas aos cuidadores e familiares sobre como se comunicar com a criança pequena de forma não violenta, com o slogam: Respira e conta até 5. Cria na Paz.

Programação

O Dia D da campanha já tem data definida e será no dia 25 de agosto, mas durante todo o mês haverá ações sendo realizadas de acordo com um cronograma elaborado pela equipe do Departamento Pedagógico da Semed (Secretaria Municipal de Educação). As ações envolvem a equipe da Semed, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares, professores, professores de Educação Infantil, agentes de apoio e principalmente as crianças na faixa etária de zeroa seis anos, bem como suas famílias.

A primeira ação do cronograma aconteceu ontem (3), no auditório do Ceavel, com a formação continuada para os coordenadores pedagógicos, com a participação de um professor, para apresentar as ações referentes ao Mês da Primeira Infância. Também está prevista para a a próxima semana, além da ação especial no Território 1, a realização de grupo de estudo pelo coordenador pedagógico nas instituições de ensino, para organização das ações da campanha e a realização de encontros com as famílias, professores e servidores para a promoção de debates sobre a Educação não Violenta e o lançamento da Campanha Cria na Paz, de 14 a 18 de agosto, quando devem acontecer também os momentos de escuta à criança.

Para o Dia D, será realizada a segunda edição do Dia de PAiZ na Escola, em que cada unidade escolar vai preparar uma programação especial, com realização de oficinas, jogos e atividades com a participação das famílias dos alunos. Neste dia será realizado o momento de escuta às famílias. Por fim, de 28 a 31 de agosto deve acontecer o lançamento dos dados e relatório do coordenador pedagógico referente à participação das famílias nos encontros e oficinas promovidos.

Cria na Paz

Cria na Paz é uma campanha que faz parte do Pé de Infância, uma iniciativa da Urban95 com a Allma Hub. Baseada na ciência da Mudança, de comportamento, a campanha conta com uma caixa de ferramentas que visam auxiliar as cidades a avançar em temas fundamentais para a primeira infância.

PAiZ na Escola

A mobilização que levou o nome “PAiZ na Escola: Um dia… A vida inteira pela Escola”, foi realizada no dia 20 de abril de 2023, uma proposta do prefeito Leonaldo Paranhos, que visa fortalecer o vínculo entre escola e família e a importância de uma Educação acolhedora. De forma conjunta, a campanha Cria na Paz e o evento PAiZ na Escola materializa a celebração da valorização da primeira infância no município de Cascavel.

(Secom)

Deixe um comentário