PARANÁ

Exposição “Luz e Espaço”, no Museu Oscar Niemeyer, vai até dia 7 de maio

Em cartaz no 3º andar do prédio do Olho e com curadoria de Marc Pottier, a mostra apresenta objetos iluminantes e instalações luminosas, colocando arte e design no mesmo patamar. Para isso, foi convidado um seleto grupo de artistas de Curitiba.

Foto: Marcello Kawase

A exposição “Luz e Espaço”, que une arte e design no Museu Oscar Niemeyer, termina no próximo dia 7 de maio. Em cartaz no 3º andar do prédio do Olho e com curadoria de Marc Pottier, a mostra apresenta objetos iluminantes e instalações luminosas, colocando arte e design no mesmo patamar. Para isso, foi convidado um seleto grupo de artistas de Curitiba: designers pesquisadores da luz.

Diversas correntes de estilo e abordagens, da rica produção local, reforçam suas conexões profissionais e lançam cenários criativos. O fio condutor da exposição é a luz e a sombra, oferecendo uma grande variedade de propostas sobre o tema.

Os artistas participantes são Alberth Murta & Ari Coelho, Alejandro Magnere, Ana Penso, Aline Volpato, Max Kampa, Marcelo Caruso, Aleverson Ecker & Luiz Pellanda – Holaria, Henrique Hellström e Lucas Machado.

PLURALIDADE DE LINGUAGENS – Num dos espaços, o público encontra a instalação “As Arachnidas”, de Alberth Murta e Ari Coelho. É uma escultura luminosa que invade toda a sala, criando um diálogo com o espectador.

No outro espaço expositivo, o visitante é apresentado a uma pluralidade de linguagens, com grande diversidade de discursos estéticos, confirmando uma cena local consistente e representativa. O diálogo surge como um elemento de conexão e resistência do discurso democrático.

O nome da exposição faz referência ao grande movimento artístico no Sul da Califórnia do final dos anos 1950 aos anos 1970 – Light and Space. Assim como aqui, não havia uma estética única entre aquele grupo de artistas de Los Angeles, mas sim uma preocupação com a percepção e participação do espectador.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Luz e Espaço

Data: Até 7 de maio

Horário de funcionamento

Terça a domingo
das 10h às 18h
acesso até às 17h30

Ingressos

R$ 30 inteira (R$ 15 meia-entrada)
Entrada gratuita toda quarta-feira

Local: Espaços Araucária e Araucária 2 (3º andar da Torre)
Rua Marechal Herrnes, 999 – Centro Cívico – Curitiba0

Deixe um comentário