DESTAQUEPARANÁ

Família Folhas estrela filmetes sobre destinação correta do lixo em Curitiba

O prefeito Rafael Greca lançou nesta sexta-feira (31/3) os três primeiros vídeos de educação ambiental da série estrelada pela Família Folhas – o clã formado por personagens que atuam como embaixadores do meio ambiente na cidade. O lançamento aconteceu no Teatro da Vila, na CIC.

Os sete integrantes da família nascida na década de 1990, e que voltou para lembrar os curitibanos sobre a importância do tratamento correto do lixo, também estavam lá.

Com cerca de 1,5 minuto cada um, os vídeos chamam a atenção do público para dar o destino correto a cada categoria de lixo, segundo a convenção de cores. A realização é da Secretaria Municipal da Comunicação Social, que está preparando outros sete filmetes.

O material será exibido a partir de abril em todos os equipamentos da Prefeitura – como cinemas e teatros da Fundação Cultural, antes da exibição de espetáculos; no Coreto Digital instalado no Passeio Público;  nas escolas da rede municipal de ensino; e nas mídias digitais da Prefeitura.

Para as famílias

“Queremos que todas as famílias dos nossos curitibinhas aproveitem e espalhem os conteúdos desses vídeos para quantas pessoas for possível. A natureza, a cidade, o planeta agradem”, disse o prefeito para 170 estudantes e professores das escolas municipais Albert Schweitzer, Nossa Senhora da Luz e Monteiro Lobato, presentes ao lançamento. Antes, eles assistiram a filmes sobre o tema e participaram de brincadeiras com o personagem Curitibinha.

Para a professora do período integral da Escola Nossa Senhora da Luz, Sioneli Debastiani, os vídeos serão úteis ao aprendizado. “Fazemos um produto que chamamos de jornal, por causa da possibilidade de compartilhar conteúdos entre as diversas turmas, em que o tema meio ambiente está presente em pauta. Isso vai estimular bastante a curiosidade e o aprendizado do grupo”, disse.

Lições para a vida

A série de vídeos é aberta com a Vovó Folha chamando a atenção do neto Fefo para não jogar restos de alimentos no chão ou na lata de lixo errada. No segundo, a Mãe Folha fala aos filhos sobre como a separação e o descarte correto podem ser um desafio divertido. “É só colocar o papel na lata azul, o vidro no verde, o orgânico no marrom, o plástico no vermelho e o metal no amarelo”, ensina, cantando uma canção que tem tudo para ser rapidamente decorada pelo público.

No terceiro filme, o público é convidado a conhecer e entender o caminho do lixo reciclável desde o momento em que ele é posto no caminhão de coleta de lixo a partir da experiência familiar com a separação de resíduos. Os recicláveis, que devem ser limpos antes de chegar às cooperativas operadas pelos trabalhadores ambientais conhecidos em Curitiba como ecocidadãos.

Participaram do lançamento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Woellner Pereira; e o superintendente executivo da pasta, Oséias Santos de Oliveira; o coordenador de Obras e Projetos do órgão, Guilherme Furiatti; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a deputada estadual Maria Victória; os vereadores Tico Kuzma, Zezinho do Sabará, Toninho da Farmácia, Marcelo Fachinello, Beto Moraes, Oscalino do Povo e Mauro Ignácio; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; e o assessor Especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Secom Curitiba

Deixe um comentário