ESPORTE

Federação Paranaense de Futebol completa 86 anos

Fundada no dia 4 de agosto de 1937, tem como missão zelar, promover e desenvolver a prática do futebol em todo o Estado

Dido Henrique / FPF

Federação Paranaense de Futebol completa, nesta sexta-feira (4), 86 anos de criação! Fundada em 4 de agosto de 1937 e presidida atualmente por Hélio Cury Filho, a entidade tem como principal objetivo zelar, promover e desenvolver a prática do futebol no Estado. Hoje, ela representa 76 filiados e organiza 16 competições.

“É um orgulho imenso fazer parte desses 86 anos de história da Federação. Estamos em um momento de crescimento e de inovação. Vejo perspectivas muito positivas para os próximos anos. Principalmente, porque temos um ótimo relacionamento com a CBF e com o presidente Ednaldo Rodrigues, que faz questão de nos incluir nas decisões e projetos nacionais. Queremos espelhar cada vez mais esse modelo de boa gestão no Paraná”, avaliou o presidente Hélio.

Os movimentos para a criação de uma entidade de futebol no Paraná começaram a partir de 1909, com o surgimento dos primeiros clubes da capital e do interior. Em 1914, surgiu a Liga Sportiva Paranaense (LSP), que precedia a FPF.

Logo após a fundação da LSP, surgiu a Associação Paranaense de Sports Athleticos (APSA), com uma discordância entre dirigentes do América e do Internacional. Em pouco tempo, após intervenções do poeta Olavo Bilac, as duas entidades se uniram para fortalecer o futebol paranaense. Assim, criou-se a Associação Sportiva Paranaense (ASP), que, em 1926, teve seu nome modificado para Federação Paranaense de Desportos (FPD).

No ano de 2019, a sociedade ganhou um novo endereço, na Rua Herbert Neal, 148, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. A sede também abriga o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD), e a Escola Estadual de Árbitros Victor Marcassa.

A Federação conta com clubes de destaque no cenário nacional, como Athletico, Coritiba, Londrina, Paraná Clube, entre outros.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza a FPF e deseja mais sucesso ainda no trabalho a fim de melhorar cada vez mais o futebol brasileiro.

Deixe um comentário