BRASILDESTAQUE

Fome é tema da Campanha da Fraternidade de 2023

É a terceira vez que a fome é o tema da Campanha da Fraternidade, movimento da Igreja Católica que marca a Quaresma no Brasil desde 1964

A Campanha da Fraternidade tem a fome como tema em 2023. O movimento, promovido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964, marca a Quaresma, período religioso entre o Carnaval e a Páscoa.

É a terceira vez que a fome é tema da Campanha promovida pela Igreja Católica. A volta se deve à urgência da situação no país. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil.

Além disso, após uma década, o país voltou a aparecer no Mapa da Fome divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O tema escolhido pela CNBB tem o lema do Evangelho de Mateus “Dai-lhes vós mesmo de comer!”. A frase é dita por Jesus Cristo pouco antes do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes para alimentar uma multidão.

Segundo a sede da CNBB, em Brasília, um dos objetivos deste ano é “propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano”.

A cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade de 2023 será realizada com uma Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, sede da CNBB, em Brasília, a partir das 9 horas.

Foto: Vinicius Schmidt

(Metropoles)

Deixe um comentário