DESTAQUETOLEDO

Força-tarefa realiza melhorias em 5 escolas municipais de Toledo durante as férias

Esta força-tarefa tem o objetivo de agilizar o atendimento às necessidades de infraestrutura que surgem em estabelecimentos da rede municipal de ensino.

Divulgação

Depois de 13 dias das férias de meio do ano, alunos de cinco escolas municipais (Reinaldo Arrosi, Walter Fontana, Walmir Grande, Amélio Dal Bosco e Carlos João Treis) voltarão às aulas na próxima quinta-feira (21) em um ambiente mais seguro e confortável para estudar. Isso porque, enquanto estavam sem aula, várias melhorias foram realizadas graças à parceria firmada entre as secretarias da Educação (Smed) e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Sirusp), que montou uma equipe multidisciplinar – formada por pedreiro, eletricista, pintor e encanador – para promover intervenções pontuais nestes estabelecimentos.

Esta força-tarefa tem o objetivo de agilizar o atendimento às necessidades de infraestrutura que surgem em estabelecimentos da rede municipal de ensino. “De todas as secretarias, a Educação é a que mais demanda nossa atenção. Daí, surgiu, há cerca de dois meses, esta parceria da qual os diretores de cada escola ou Cmei [Centro Municipal de Educação Infantil] onde atuamos têm participação importante”, comenta o diretor de obras públicas da Sirusp, Sincler Gustavo Miguel. “Antes de mobilizarmos nossa equipe até estes lugares, fazemos uma triagem: se o problema, para ser resolvido, exige a elaboração de um projeto, pedimos para que este seja solicitado à Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo; do contrário, incluímos o pedido em nosso cronograma e vamos atender na medida do possível. No caso destas cinco escolas, a ‘janela de oportunidade’ foi esse recesso do meio do ano”, observa.

Na Escola Reinaldo Arrosi, na Vila Operária, a equipe está fazendo intervenções em muros e escadas e pintura em áreas de uso comum. Na Walter Fontana (Vila Pioneiro), a parte de iluminação está sendo revisada, os pisos estão recebendo reparos e pintura, serviço que também está sendo feito em áreas de uso comum, o que inclui os jogos lúdicos no pátio da escola.

Adequação do embasamento, reparo no telhado e revisão em partes metálicas estão na lista de serviços que estão sendo executados na Escola Valmir Grande (Jardim Panorama). Na Escola Amélio Dal Bosco (Jardim La Salle) e na Escola Carlos João Treis (Vila Paulista) estão sendo realizados, respectivamente, serviços de adequação de caixa de gordura e reparo da caixa de inspeção de esgoto.

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, destaca o caráter integrador da força-tarefa. “Devem ser exaltados tanto o planejamento de executar estas ações durante o recesso escolar, quando as crianças não estão em sala, quanto a mobilização entre diferentes setores da administração municipal para a realização destas intervenções nas escolas. Estas podem até ser de pequeno porte, mas farão uma grande diferença na qualidade de ensino que as crianças terão à disposição nestes espaços no segundo semestre”, avalia.

(Assessoria)

Deixe um comentário