PARANÁ

Hospital Bom Jesus recebe terreno para futuras instalações

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná  (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus, deu mais um passo para a realização de um sonho: a construção da sua sede própria. A doação do terreno que abrigará a nova estrutura hospitalar foi oficializada nesta segunda-feira (26), no cartório de Novo Sarandi, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). O terreno possui mais de 50 mil metros quadrados, tendo valor estimado em R$ 12 milhões e está localizado próximo à universidade.

A ação concluiu os trâmites iniciados com a sanção à Lei Ordinária “R” nº 91/2020, aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores. As áreas doadas servirão para implantação das vias de acesso e também da futura sede do Bom Jesus. A lei também estabeleceu que a Prefeitura deve cumprir as obrigações que lhe são atribuídas no convênio, como a implantação até 2025 de toda a infraestrutura necessária (pavimentação asfáltica, guias, sarjetas, passeios com acessibilidade, pavimentação asfáltica, redes de água e esgotamento sanitário, drenagem, galerias e tubulações pluviais, iluminação pública e sinalização) para ampliar e facilitar o fluxo de veículos e pedestres nos arredores da futuras instalações do hospital.

O projeto para construção do hospital está em fase de finalização e será lançado em breve. Após será iniciada a arrecadação de recursos para a construção da nova Hoesp, que contempla 500 leitos para atender Toledo e região “Se for possível, a Prefeitura de Toledo irá fazer um aporte para a Hoesp já em 2024, pois entendemos o quanto será importante esta obra para o município”, disse Beto Lunitti junto do vice prefeito Ademar Dorfschmidt. “Estamos todos irmanados no objetivo de oferecer para nossa população atendimento de qualidade em saúde e com a conclusão do Hospital Regional e mais esta estrutura, teremos condições de atender melhor os toledanos e quem mais precisar”, acrescentou. 

Durante a assinatura da escritura, o presidente da Hoesp, Claudio Hayashi, agradeceu o apoio e dedicação de todos em fazer o projeto acontecer. “Acreditamos que daqui 20 anos a cidade vai mudar, e claro, a medicina também. Queremos avançar e ver Toledo sendo referência em uma Medicina de ponta, e um bom atendimento para toda comunidade. Plantamos a semente, e agora vamos nos unir para a construção desse hospital”, avalia. 

O diretor do câmpus Toledo da PUC, Pedro Guena Espinha, ressaltou a importância desse ato para a comunidade. “Nosso papel como instituição é atender a comunidade, e acreditamos que essa doação vai gerar um impacto para a população por meio da saúde. Além disso, o projeto também viabiliza a educação médica, ou seja, é benéfico para todos, e cumpre a nossa missão que é de fazer a diferença na sociedade”, comenta. O advogado, Sérgio Canan, também salientou a importância de todos estarem unidos na construção da nova Hoesp. “É um projeto necessário para a população de toda região, e eu fico muito honrado em ver todos reunidos por este mesmo objetivo”, concluiu. 

Assinaram a escritura do terreno o presidente da Hoesp, Claudio Hayashi, o tesoureiro da Hoesp, Neudir Schumacher, o secretário da Hoesp, Evandro Jackson Redivo Nava, o advogado da Hoesp, Sérgio Canan, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e o irmão Marista (mantenedora da PUC), Ronaldo Luzzi. Ainda estiveram também presentes o vice-secretário da Hoesp, Adenir Bortolotto e os secretários de Administração, Andriws Todeschini, e de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Jadyr Cláudio Donin.

Secom Toledo

Deixe um comentário