DESTAQUEPARANÁ

Instituições de ensino podem se cadastrar para oferecer descontos a servidores paranaenses

Podem se cadastrar instituições particulares que queiram oferecer descontos a esses profissionais e seus dependentes legais. O edital contempla desde a educação infantil até pós-graduação, incluindo programas de Mestrado e Doutorado.

Com o objetivo de oferecer capacitação continuada e especialização para seus servidores, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência, abriu o credenciamento de instituições de ensino particulares que queiram oferecer descontos a esses profissionais e seus dependentes legais.

De acordo com o edital, poderão se cadastrar apenas instituições sediadas no Paraná e que ofereçam desde a Educação Infantil até pós-graduação, incluindo programas de Mestrado e Doutorado.

Para garantir transparência e idoneidade, foi criada uma Comissão Técnica de Credenciamento, a partir da Resolução 225/23 da SEAP, que fará toda a análise dos documentos. A instituição estando apta tudo é publicado no site da Escola de Gestão e no Diário Oficial do Estado.

Para se credenciar a instituição deve seguir o passo a passo disponível no site da Escola de Gestão, neste LINK.

“A iniciativa de oferecer parcerias que geram descontos em mensalidades é uma prática comum de muitas empresas, como forma de benefício aos colaboradores. Esse credenciamento das instituições de ensino que poderão beneficiar os servidores do Paraná reforça o comprometimento do Estado com o desenvolvimento contínuo do seu quadro”, disse o secretário da Administração, Elisando Pires Frigo.

PÓS NAS ESTADUAIS – Outra possibilidade para a capacitação continuada dos servidores do Estado está na oferta de vagas em cursos de pós-graduação nas universidades estaduais do Paraná. Entre 2019 e 2022, 984 servidores paranaenses tornaram-se alunos de pós-graduação, a partir de uma iniciativa da Escola de Gestão do Paraná, Departamento da Secretaria da Administração, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Foram disponibilizados, entre 2021 e 2022, os cursos de Gestão Cultural; Gestão em Turismo; Gestão de Ambientes Promotores de Inovação; Inovação, Transformação Digital e E-Gov; Economia Rural; Projetos e Obras Públicas; Gestão Pública; e Engenharia e Gestão Ambiental. Os cursos são viabilizados pelo programa de Residência Técnica (Restec) da Seti.

De acordo com a diretora da Escola de Gestão, Aline Albano Justus, a oferta de vagas e novos cursos é analisada conforme a demanda dos órgãos do governo. “Como são cursos exclusivos para os servidores e bem direcionados para a gestão pública, buscamos escutar as necessidades de todos os envolvidos. Isso assegura que os cursos sejam muito aproveitados e gerem reflexo na atuação dos servidores, já que os projetos apresentados ao final do curso precisam estar ligado à gestão pública”, explica.

As especializações têm dois anos de duração e podem se inscrever servidores públicos estatutários ou em cargos em comissão. Tudo pode ser acompanhado pelo site da Escola de Gestão.

A assessora da Celepar, Patricia Matuchewski, é uma das alunas da pós em Inovação e Transformação Digital. “As coisas mudam muito rápido quando você trabalha na área da Tecnologia, por isso eu achei a possibilidade de fazer essa pós sensacional. O curso é focado na gestão pública, com o que vivenciamos no dia a dia do trabalho. Além disso, a troca de experiência com os outros servidores é muito rica, já que compartilhamos os mesmos desafios”, diz.

O servidor Braulio Cesco Fleury, procurador do Estado e diretor de Normas e Regulamentação da Agepar, foi aluno do Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio das vagas disponibilizadas aos servidores.

Ele destaca que a oportunidade traz impactos positivos para toda a Administração Pública. “A proposta de um mestrado profissional, no qual, ao final, você apresenta um produto destinado à sua própria instituição é algo que traz benefícios ao servidor e, também, ao próprio desenvolvimento do serviço público estadual, já que se trata de um estudo com aplicabilidade prática imediata”, diz.

(AEN)

Deixe um comentário