DESTAQUESEGURANÇA

Ministro da Justiça e Segurança Pública autoriza investigação sobre grupos nazistas e neonazistas no Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou uma determinação na madrugada desta quinta-feira (6) autorizando a Polícia Federal a investigar a atividade de grupos nazistas e neonazistas no Brasil. A medida ocorreu após indícios de atuação interestadual desses grupos criminosos.

Dino publicou em sua conta no Twitter que assinou a determinação para que a Polícia Federal instaure um inquérito policial sobre a possível existência de organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil. Ele ainda afirmou que há uma possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89, que abrange crimes resultantes de discriminação por etnia, religião ou procedência nacional.

A lei prevê que, se condenados, os indivíduos envolvidos nesses crimes podem ficar presos por até cinco anos, além de pagamento de multa e prestação de serviços à sociedade.

A determinação do ministro ocorreu após um ataque em uma escola em Santa Catarina, no qual um homem de 25 anos invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças com uma machadinha. Outras cinco ficaram feridas. Além disso, na semana passada, uma escola na Vila Sônia, em São Paulo, também foi alvo de um ataque com arma branca, no qual uma professora foi morta.

Diante desses recentes acontecimentos, a decisão do ministro de investigar grupos nazistas e neonazistas no Brasil é um passo importante para a segurança pública e combate ao crime organizado. A atuação desses grupos representa uma ameaça à sociedade e deve ser combatida com rigor pelas autoridades competentes.

Foto: Igo Estrela

Deixe um comentário