INTERNACIONAL

Missionário faz críticas a “teologia coach”

Conhecido por pregar o Evangelho em países considerados como “cortinas de ferro”, principalmente no mundo árabe, o missionário Christopher Vergara, um chileno que por muito tempo viveu em Curitiba, fez sérias críticas ao que chamou de “teoheresia coach”, numa referência ao chamado evangelho triunfalista.
O missionário, que já teve que fugir de países onde o Evangelho é considerado crime, diz que faltou avisar aos discípulos e mártires da Igreja primitiva sobre esse teologia que enfatiza que o cristão tem que desfrutar o melhor dessa terra.
“As circunstâncias terrenas não devem guiar nossa vida cristã. O termômetro de sucesso do mundo não é parâmetro para o cristão. Vitórias, derrotas, tristezas, alegrias aqui não devem servir de medida de sucesso para quem é mais que vencedor, em Cristo Jesus e já passou da morte para a vida”, enfatizou em sua página no Facebook.
Segundo ele, se sucesso, status, reconhecimento humano, riquezas, ou ser bem sucedido nessa terra fossem sinônimos da bênção divina, os bilionários e os famosos da mídia seriam exemplos de vida cristã.
“Não estou criticando a busca por realizações e conquistas pessoais. Todos queremos uma vida sem sofrimentos, mais confortável e próspera. MAS, NÃO, ISSO NÃO É SINAL DA BÊNÇÃO DE DEUS! Precisamos parar de misturar a Pregação da Mensagem do Evangelho (que nos confronta a morrer para nosso próprio eu), com Palestras Motivacionais (que em sua maioria falam o que queremos ouvir e inflam nosso ego)”, escreveu.
Ele disse ainda que o cristão deve misturar sua fé em Cristo com  conquistas terrenas.
“Essa visão errônea deturpa e empobrece a mensagem do Evangelho. Essa teologia nada tem de cristianismo. É uma mistura herética com resquícios rejudaizantes, do estilo “nós contra eles”, onde meu “deus” destrói meus inimigos para me abençoar. Nesse contexto, o “deus” é um amuleto, ou um gênio da lâmpada a serviço dos meus caprichos e vontades”, criticou.
Vergara afirmou que é preciso voltar à Palavra de Deus.

Deixe um comentário