CASCAVEL

Moro recebe carta com reivindicações do agronegócio

Redigido pelo Sindicato Rural de Cascavel, o texto traz inúmeras solicitações 

Divulgação

O senador Sergio Moro recebeu no fim da manhã desta segunda-feira, durante o 35º Show Rural Coopavel, um documento com reivindicações do setor do agronegócio. Redigido pelo Sindicato Rural de Cascavel, o texto traz inúmeras solicitações que repercutem anseios de uma cadeia produtiva responsável por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

“O agronegócio é responsável por gerar mais de R$ 1,2 trilhão aos cofres públicos todos os anos, por empregar milhões de pessoas e por contribuir com o processo de desenvolvimento econômico e social do nosso País”, afirma o presidente do Sindicato, o agropecuarista Paulo Roberto Orso. A missão e o talento do produtor rural brasileiro, conforme Orso, é trabalhar e produzir alimentos que abastecem a mesa de cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Pauta

Para que o agro nacional siga seu curso de crescimento, o Sindicato Rural de Cascavel entende como imprescindível a observação dos seguintes pontos:

1) Defesa irrestrita ao Direito à Propriedade, ameaçado pelo avanço das discussões sobre a destinação de terras produtivas e cumpridoras de seus compromissos legais e tributários, para fins de transformação em território indígena.

2) Acompanhamento do Parlamento na condução do processo de renegociação do Tratado de Itaipu, priorizando, na escala de interesses nacionais, as demandas dos territórios localizados em seu entorno, representados pelos municípios afetados diretamente e indiretamente.

3) Inclusão como prioridade na pauta do Poder Legislativo o debate sobre a consolidação definitiva dos títulos de propriedades rurais localizadas na área da Faixa de Fronteira.

4) Apoio do Senado da República à retomada das negociações envolvendo a nova licitação para duplicação de rodovias paranaenses, com compromisso de redução de tarifas, retirada de outorga onerosa e segurança jurídica na defesa do interesse público.

5) Inserção da luta pela retomada das obras de duplicação do trecho entre Cascavel e Marmeleiro e Toledo e Guaíra da BR 163, fundamentais para o desenvolvimento regional, bem como da Construção do Terminal de Cargas do Aeroporto Regional do Oeste do Paraná, em Cascavel, na pauta de prioridades do Poder Legislativo.

6) Apoio no combate à aprovação do fracking como modelo de atividade econômica ou como forma de exploração de bens minerais.

(Assessoria)

Deixe um comentário