CASCAVEL

Museu de Arte de Cascavel traz novo olhar para acervo de obras

Obras do MAC ficam em exposição até o dia 30 de junho

Divulgação/Secom

A Exposição “Obras do Acervo do Museu de Arte de Cascavel”, que está em cartaz até o dia 30 de junho, traz luz a parte do acervo do MAC, adquirido e acumulado ao logos dos seus 29 anos, desde sua inauguração, oportunizando a toda comunidade cascavelense rever ou até mesmo conhecer as obras de arte.

O acervo do museu é bastante eclético. Jovem e com muitas destas obras frutos de experimentações e pesquisa de novas poéticas visuais da Arte Contemporânea Internacional e também Regional apresenta 44 obras de 30 diferentes artistas com destaque nas recentes aquisições de obras dos artistas internacionais Joachin K. Silue, Hugo Aveta e Marco Bolognesi, artistas da Costa do Marfim, Argentina e Itália, respectivamente. Aquisições realizadas por doações em um intercâmbio de representante do Município de Cascavel em visita técnica à países da Europa como França e Itália em abril deste ano (2022).

Entretanto, o acervo do museu não é só montado com obras de artistas internacionais, sendo que grande parte das obras apresentadas são de artistas da região e do estado do Paraná.

O Museu de Arte de Cascavel também apresenta, como parte do seu acervo, com obras de arte uma Coleção de Arte Plumária Indígena Brasileira e uma Coleção de Cerâmica Popular Latino Americana, que tem seu destaque na cerâmica popular paraguaia, nosso país vizinho.

MUSEU DE ARTE EM CASCAVEL

O Museu de Arte de Cascavel foi criado em 1993 e teve sua sede inaugurada em 15 de março de 1996, por ocasião da realização da 3ª MOSTRA VENTO SUL, exposição de Artes Plásticas dos países do Mercosul, evento este pioneiro no intercâmbio e estreitamento de relações com os países do Cone Sul.

Em 2010 o MAC foi instituído oficialmente como museu e passou integrar a administração direta do município por meio da Lei 5.501 de 17 de maio de 2010. Todo esse acervo contabiliza mais de 6.,2 mil obras.

O Museu tem missão desenvolver um espaço de gestão, promoção, difusão, discussão de tendências artísticas e de apoio às manifestações das artes visuais, dos artistas e suas produções artísticas e culturais de excelência, em diálogo com a educação.

Em 2020, mesmo em meio a pandemia, o MAC adquiriu 48 obras de 48 artistas da cidade por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc.

(Secom)

Deixe um comentário