DESTAQUEPARANÁ

No primeiro ano da Escola de Segurança Alimentar Patricia Casillo, 179 pessoas são capacitadas

Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo completa 1 ano nesta quarta-feira (22/3). Inaugurada em março de 2022 sob o Viaduto do Capanema, no Jardim Botânico, o local integra o Complexo de Segurança Alimentar do Capanema, que reúne também o Armazém da Família do Capanema (que também completa 1 ano) e um restaurante do programa Mesa Solidária para distribuição de refeições gratuitas.

O espaço coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SMSAN) oferta cursos de capacitação para ajudar na geração de renda e nas oportunidades de emprego. O prefeito Rafael Greca destacou que o espaço foi criado para atender aos mais necessitados.

“Nós transformamos todo o Viaduto do Capanema em um complexo de segurança alimentar e nutricional. Com isso, Curitiba exerce a justiça social e o mandamento de Jesus, que é o de atender aos que mais precisam”, disse o prefeito.

179 pessoas capacitadas

Em um ano, a escola ofertou 15 capacitações e formou 179 alunos, que agora estão aptos a trabalhar na área de gastronomia. O ano de 2023 começou com o curso de empreendedorismo e oportunidades de negócio. No dia 10 de março, a turma do curso de boas práticas para serviços de alimentação concluiu as atividades com a graduação de 23 participantes.

Valdir Mendonça, 53 anos, foi um dos que aproveitou a oportunidade de realizar as capacitações gratuitas e fez quatro dos cursos oferecidos na Escola.

“Fiz os cursos de Aproveitamento Integral, Alimentos Congelados, Confeitaria para Restaurantes e Boas Práticas. Quero estar pronto quando surgir a oportunidade de trabalho”, contou Valdir.

Já a atendente de estacionamento Cibelly Cristine dos Santos, 36 anos, participou do curso para aprender como utilizar todas as partes dos alimentos nas refeições.

“O curso nos propôs uma ideia sensacional que é aprender a aproveitar tudo o que o alimento tem, desde a casca até as folhas e os talos. Comecei a utilizar essas técnicas em casa com a família e amigos e também incentivá-los a usar”, disse Cibelly.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, afirmou que os cursos são ótimas oportunidades para aprender um ofício na área de alimentação e gastronomia. “Estes cursos são uma grande chance pra quem nunca teve a oportunidade de aprender e conseguir uma renda adicional. Essas capacitações representam uma vitória e a possibilidade de mudança de vida”, salientou o secretário.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Secom Curitiba

Deixe um comentário