CASCAVEL

Ônibus elétricos: Centro FAG e Higer Bus estudam parceria técnico-científica

O diretor para a América do Sul da fabricante chinesa, Marcelo Barella, afirma: “A FAG pode contar com a Higer Bus e com a TEVX Motors. Ficamos impressionados com a estrutura da Instituição”

Divulgação

O Centro Universitário FAG sai na frente e já está em processo de estudos para firmar uma parceria técnico-científica com a fabricante de ônibus elétricos Higer Bus, por meio da TEVX Motors Group, representante brasileira da montadora chinesa. A multinacional é referência em fabricação de ônibus, atuando em grandes mercados como Ásia, Europa e África.

A Higer, que venceu o pregão eletrônico da Prefeitura de Cascavel, vai fornecer 15 coletivos elétricos para o transporte público urbano, sendo 13 do modelo Azure A12 BR (Padron) de 12,8 metros, e dois do modelo Azure A18 BR (Articulado) de 18,7 metros. Segundo a montadora, são os mais eficientes do mercado, com emissões zero. Ambos têm autonomia aproximada de 270 kms por carga e atendem todos os padrões e homologações brasileiras.

Como os veículos vão operar na mesma cidade do campus, esta é uma oportunidade de aproximar os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Software da tecnologia asiática. “Estas três graduações possuem ligação direta com as tecnologias presentes nos ônibus elétricos, de modo que a Instituição consegue desenvolver pesquisas, estudos, análises, criação de tecnologias e até auxiliar com o suporte técnico, visando o aperfeiçoamento dos estudantes ao mesmo tempo que contribui com a indústria”, diz a coordenadora de Elétrica, Débora Felten.

Acadêmicos entram em contato com a tecnologia 

Os alunos conheceram o modelo Azure A12 BR na última quarta-feira (17), durante a exposição do veículo na Prefeitura de Cascavel. Os professores Helder Carozzi e Sérgio Mota acompanharam a visita técnica. “Todos ficaram encantados com a tecnologia. É uma oportunidade sem igual para os acadêmicos. O corpo docente está otimista com a parceria, que só vem contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Estamos ansiosos pelos próximos passos”, afirma Helder.

“Esta parceria tem potencial para agregar ainda mais valor ao ensino tecnólogico na Instituição, com inúmeros benefícios aos alunos, à TEVX Higer e a toda comunidade regional”, diz o coordenador de Engenharia Mecânica, Sérgio Mota.

TEVX Higer conhece Centro FAG

Na quinta-feira (18), o gerente de Operações e Serviços da TEVX Higer, Ciro Pastore, veio ao campus do Centro FAG. A pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira; o diretor de inovação Mark Reginatto; a coordenadora pedagógica, Lenir Luft Schmitz; a coordenadora de Engenharia Elétrica, Débora Felten; o coordenador de Engenharia Mecânica, Sérgio Mota; o professor e coordenador de projetos de pesquisa das Engenharias, Helder Carozzi; e o assessor de imprensa, Silvio Matos, recepcionaram o profissional, que fez uma visita guiada a toda estrutura da FAG, com ênfase nas engenharias.

“É de extrema importância para qualquer indústria se aproximar da academia. A pesquisa e o desenvolvimento do país estão diretamente ligados ao ensino de qualidade. Fiquei muito feliz com o que eu vi na FAG, temos tudo para iniciar uma parceria de sucesso. Agora vamos entrar nas fases de estudos para estruturar as formas que podemos realizar este processo”, adianta Ciro Pastore.

“Ficamos impressionados com a Instituição”

A pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, comenta o início dos estudos para a parceria. “A FAG está sempre em processo de evolução e ligada com o que há de mais tecnológico no mercado. Estamos de portas abertas para a Higer Bus. Para os nossos acadêmicos será uma excelente oportunidade. Este é o futuro da mobilidade urbana”.

O diretor para a América do Sul da Higer Bus, Marcelo Barella, afirma que o centro universitário está muito bem estruturado para este tipo de parceria. “Do que depender de nós, a FAG pode contar com a Higer Bus e com a TEVX Motors. Ficamos impressionados com a Instituição”.

No Centro FAG, a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, o NRI (Núcleo de Relações Internacionais) e as coordenações dos cursos envolvidos vão tomar frente para o estabelecimento da parceria.

(Assessoria)

Deixe um comentário