CASCAVELDESTAQUE

Paranhos determina ação imediata de segurança nas escolas municipais

Medidas foram definidas em reunião envolvendo o Município de Cascavel, Poder Legislativo e forças de segurança

Foto: Silvia Soluszynski

O prefeito Leonaldo Paranhos determinou que a Guarda Municipal intensifique as rondas ostensivas nas escolas municipais e cmeis de Cascavel. Desde o meio-dia desta quarta-feira (5), as 20 viaturas da corporação que atuam nos territórios estão concentrando as rondas em frente às instituições de ensino, onde permanecem por um determinado período e, depois, seguem para outro estabelecimento. O trabalho recebeu apoio da Polícia Militar que, além da Patrulha Escolar, irá disponibilizar outras equipes para intensificar o patrulhamento nas escolas.

A medida é preventiva e, apesar de não haver qualquer tipo de ameaça local, foi tomada a partir do ataque a um centro de educação infantil de Blumenau (SC), na manhã de hoje.

“Nós não temos nada nesse momento no município de Cascavel. Não existe nenhum tipo de denúncia, não existe nenhum tipo de informação que algo venha a acontecer. Nós estamos agindo apenas de forma preventiva e pedindo para que todos respirem fundo, tenham paciência e que a gente continue a levar os nossos filhos às escolas”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Thiago Stefanello.

Uma reunião entre as secretarias de Educação (Semed), Segurança (Sesppro), Comunicação (Secom), Casa Civil, Polícia Militar e Câmara de Vereadores discutiu medidas preventivas de curto, médio e longo prazo. O vice-prefeito Renato Silva também participou da reunião.

Cascavel já faz o monitoramento das escolas por meio de câmeras de segurança. Das 1.800 câmeras espalhadas pela cidade, mais da metade estão nas escolas e cmeis, conectadas com a central de monitoramento da Guarda Municipal. Esse monitoramento será ampliado. Além disso, serão reforçadas as orientações para os profissionais da educação sobre protocolos de entrada e saída segura nas escolas e Cmeis.

Entre as medidas de médio prazo estão a contratação de profissional especializado para elaboração de plano de segurança adaptado para cada escola, a instalação de alerta silencioso, que poderá ser acionado em uma eventual emergência. Também será estudado, em longo prazo, a possibilidade da presença de um profissional de segurança em cada unidade escolar.

O tenente Paulo Roberto da Silva, que comanda o Batalhão Escolar da Polícia Militar, destacou que a corporação também irá intensificar os trabalhos.

“É muito importante que os pais acompanhem o que os filhos postam nas redes sociais, com quem eles se comunicam pelas redes”, orientou.

O presidente da Câmara, Alécio Espínola, lembrou que essa união de forças é importante e enfatizou a necessidade de acionar as autoridades policiais sempre que uma pessoa perceber qualquer movimento estranho em frente às escolas.

“As forças de segurança públicas estão atentas e com certeza vamos levar segurança aos nossos pais e nossos alunos”, ressalta.

(Secom)

Deixe um comentário