DESTAQUEPARANÁ

Parceria entre Unioeste e Rotary leva ciclo de palestras sobre saúde e qualidade de vida aos alunos da EJA

Nesta quarta-feira, a médica reumatologista Liana Genovez falará sobre o Alzheimer, lúpus e fibromialgia; Encontro acontecerá na Escola Jorge Amado, às 20h

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal estão tendo a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre temas que envolvem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida. Desde setembro do ano passado, um projeto da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em parceria com o Rotary Club de Foz do Iguaçu M´Boicy Cataratas leva um ciclo de palestras sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde, utilizando as campanhas mensais e suas respectivas cores.

Os encontros são mensais e ocorrem nas próprias escolas que ofertam a EJA. As palestras são conduzidas por profissionais especialistas nas áreas da educação e saúde.

“O projeto tem sido de fundamental importância para nossos alunos, tendo em vista que maioria passa dos 50 anos de idade e informações sobre doenças, saúde, bem estar e qualidade de vida são temas essenciais e que precisam ser trabalhados de maneira constante”, afirma a coordenadora da EJA, Valdirene dos Santos.

Nesta quarta-feira, dia 1º, a palestra terá como foco a conscientização sobre a doença de Alzheimer, o lúpus e a fibromialgia, temas que serão abordados pela médica reumatologista Liana Genovez, na Escola Municipal Jorge Amado, no Cidade Nova, às 20h. O tema tem como foco a campanha do Fevereiro Roxo, que aborda doenças crônicas e incuráveis.

O projeto faz parte de uma atividade de extensão da Unioeste e tem como proposta ampliar a  discussão e a reflexão sobre temas centrais relacionados à saúde pública, chamando a atenção para campanhas de conscientização e prevenção.

“À medida que a população se torna mais consciente da necessidade e importância da prevenção e do cuidado com a saúde, pode-se pensar na redução do impacto nos sistemas de saúde”, explica o coordenador da atividade, João Jorge Correa.

A expectativa, segundo ele, é que o projeto contribua com as autoridades sanitárias e educacionais, intensificando o alcance das campanhas de prevenção e cuidados com a saúde. “Pretende-se que as pessoas envolvidas se conscientizem da importância e da necessidade dos cuidados com a saúde na perspectiva preventiva”, reiterou.

Foto e Texto: Secom Foz

Deixe um comentário