DESTAQUEINTERNACIONAL

Pedidos de green card de brasileiros aumentam 28% em 2022, segundo dados oficiais dos EUA

Foto: © U.S. Immigration Team

De acordo com um recente levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration, o número de brasileiros que buscam residência permanente nos Estados Unidos cresceu 28,5% em 2022 em relação ao ano anterior. Foram 23.596 cidadãos brasileiros que receberam o green card no último ano, tornando o Brasil o nono país que mais recebeu o documento. Esse aumento vem sendo observado desde 2019 e pode ser explicado pela escassez de mão de obra nos EUA, que acaba inflacionando os salários e estimulando a contratação de imigrantes, além da deterioração político-econômica do Brasil nos últimos anos.

O levantamento também revelou que o número de brasileiros que obtiveram a cidadania americana bateu recorde em 2022, com 12.983 naturalizações. Em geral, um estrangeiro pode naturalizar-se cidadão americano após cinco anos com o green card, desde que a maior parte deste tempo tenha sido passada em solo americano.

Embora haja dificuldades na adaptação de alguns brasileiros à cultura americana, a grande maioria opta por ficar nos EUA, dadas as melhores condições de trabalho, renda e segurança. Além disso, com a cidadania, o brasileiro ainda pode patrocinar a vinda de familiares, que apenas como residente permanente ele não conseguiria trazer para cá.

Um outro levantamento revelou que o Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais tiveram cidadãos indo trabalhar nos EUA. Em média, os brasileiros contratados nos Estados Unidos receberam um salário anual de US$ 72 mil, com os maiores salários sendo para profissionais da medicina, administração, engenharia e economia.

Em resumo, o aumento do número de brasileiros buscando residência permanente e cidadania americana pode ser explicado pela busca por melhores condições de trabalho e renda, além das dificuldades político-econômicas do Brasil nos últimos anos.

Deixe um comentário