DESTAQUESEGURANÇA

Pesquisa: 14 mulheres foram agredidas por minuto no Brasil em 2022

Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que 14 mulheres foram agredidas com tapas, socos ou chutes por minuto em 2022

Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (2/3), aponta que 7,4 milhões de mulheres foram agredidas fisicamente com tapas, socos ou chutes ao longo de 2022, uma média de 14 mulheres agredidas por minuto.

A pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil” foi solicitada pela ONG ao instituto Datafolha. O estudo foi feito entre os dias 9 e 13 de janeiro, com abordagem pessoal de mulheres com mais de 16 anos em pontos de fluxo populacionais.

Segundo o levantamento, 53,8% das vítimas relataram que as agressões ocorreram dentro de suas próprias casas. Esse indicador aumentou mais de 10 pontos percentuais desde 2017, quando 43,3% das mulheres responderam terem sido vítimas de violência em suas residências.

No ano passado, 17,6% das agressões graves contra mulheres ocorreram nas ruas. Em 2017, 39,1% dos casos de violência grave ocorreram em ambiente público.

As entrevistadas responderam sozinhas a um formulário em um tablet, com duração média de 20 minutos para conclusão. A margem de erro para a amostra nacional sobre violência contra a mulher é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Foto: Hugo Barreto

(Metrópóles)

Deixe um comentário